terça-feira, 23 de junho de 2009

Construindo Participação Popular

No Brasil, a participação da população nos processos decisórios vem sendo conquistada desde o fim da ditadura militar, em 1985. Para elaborar políticas públicas que atendam às necessidades da população foram criados os Conselhos Municipais. Os conselhos são órgãos que reúnem o Poder Executivo e as organizações da sociedade civil com o objetivo de formular propostas e acompanhar as ações do poder público.

Por isso, organizações como o Fórum Nacional de Participação Popular trabalha na perspectiva de renovar as instituições governamentais e enfrentar as práticas clientelistas defende, entre outras bandeiras, o fortalecimento dos Conselhos e das Conferências, a criação de mecanismos de participação e controle social sobre as decisões da política econômica, a democratização e controle social sobre os meios de comunicação; o aperfeiçoamento dos mecanismos de democracia participativa em todas as esferas de governo.


É por acreditar em iniciativas como essa que o Sedup, com uma ação local e articulada com as organizações da sociedade civil, engrossa as fileiras dessa luta pela democratização dos espaços públicos. Percebemos que os resultados desse trabalho indicam, principalmente, a construção de uma forma diferenciada de fazer política e de promover a educação cidadã no município de Guarabira.

Saiba mais: http://www.participacaopopular.org.br


Nenhum comentário: