domingo, 7 de junho de 2009

Educação de adultos

A experiência de alfabetização de jovens e adultos desenvolvida pelo SEDUP no brejo paraibano, de 1983 até 2002, foi apresentada no evento de conclusão da segunda turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação profissional Integrada a Educação Básica, na modalidade de Jovens e Adultos – Pólo II, num momento intitulado "relato de experiências com a EJA", realizado no dia 29 de maio de 2009 para os concluintes do primeiro módulo que abordou os fundamentos pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos.

A turma faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica (Proeja) desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Segundo a coordenação do Pólo II, o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos do SEDUP (PAJAS) foi convidado como primeira experiência a ser apresentada pelo fato de ser uma experiência bem sucedida pedagogicamente e pelo seu caráter de relevância política, por ser um trabalho que articula as dimensões político-sociais e pedagógicas.

A educadora Laurineide Laureano falou da experiência que teve como objetivo promover à alfabetização de jovens e adultos que não tiveram acesso a escolarização na idade própria. Inicialmente a experiência foi realizada na zona rural e em áreas periféricas dos municípios onde o SEDUP desenvolvia outras ações político pedagógicas.

A partir de 1997, efetua a primeira parceria com o poder público do município de Guarabira, na realização da educação de jovens e adultos. Esta parceria que tinha como finalidade sensibilizar o poder público local para assumir a EJA obteve como resultado positivo: a contribuição para a implantação da EJA nas escolas públicas municipais de Guarabira.

O trabalho conquistou os prêmios PAULO FREIRE ESPECIAL de 1998 e o PRÊMIO EDUCAÇÃO PARA QUALIDADE DO TRABALHO em 1997, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho, respectivamente.

Durante a apresentação os concluintes ficaram entusiasmados com o trabalho feito ao longo desses anos e fizeram perguntas sobre o compromisso do programa com a formação de professores e alunos para além da leitura e escrita, persistindo nos ideais de formação para a cidadania.

Atualmente o SEDUP desenvolve um projeto de formação de professores de escolas rurais do município de Pilões, cujo objetivo é contribuir para a dinamização da gestão escolar através da criação de conselhos escolares e da dinamização das salas de aulas através da utilização de novas metodologias de ensino de leitura e escrita.
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