quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fórum Territorial do Brejo, Agreste e Curimataú



Aconteceu, hoje, em Guarabira, o quinto Encontro com sociedade civil e poder público de 20 municípios da região que estão pleiteando a criação do Fórum Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Brejo, Agreste e Curimataú Oriental.

O SEDUP, junto com o articulador do MDA e Prefeitura Municipal de Guarabira, coordenou o evento que reuniu representantes de sindicatos, Prefeituras, ongs, associações, pastorais, movimentos sociais e outros órgãos públicos como UEPB, Emater e Banco do Nordeste. Durante toda a manhã os participantes discutiram e tiraram dúvidas com o articulador estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Antônio Júnior, que falou sobre a importância e o funcionamento dos Territórios.

Um documento resultante desse e de outros quatro encontros deverá ser composto para ser apresentado pelo representante do MDA ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável solicitando o reconhecimento do território. A expectativa é de que mais tarde o Fórum possa buscar ser incluído nos Territorios da Cidadania e garantir, assim, importantes projetos e recursos para o desenvolvimento local.

Ao final ficou agendado para o mês de julho um outro encontro, que acontecerá em Araçagi. A estrutura dos encontros tem sido garantidas com parcerias das entidades e Prefeitura Municipal. Em Guarabira a prefeitura garantiu a alimentação e o Sindicato de Trabalhadores Rurais cedeu o espaço. O SEDUP tem sido a entidade a articular os encontros, através da educadora Marcia Amaral que discute os detalhes da organização com comissão de representantes dos municípios.

Nenhum comentário: