segunda-feira, 19 de maio de 2008

Orçamento participativo é reivindicado



O Fórum das entidades populares e movimentos sociais de Guarabira continua realizando reuniões nos bairros do município para discutir políticas públicas e levantar necessidades dos moradores e verificar possíveis soluções. Bairro do Nordeste já contou com essa ação, o próximo será o Santa Terezinha, dia 23 de maio, às 19h30.

Uma saída encontrada pelo fórum é a inclusão de propostas na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. Dia 15 de maio o fórum foi - a convite – se reunir com a secretária de ação social e com o contador da prefeitura para apresentar suas propostas. A prefeitura garantiu a execução do orçamento participativo.

Desde 2006 a proposta de orçamento participativo já fazia parte do Projeto de Lei Orçamentária, contando com plenária nos bairros encampadas pelo poder público. Entretanto, durante todos esses anos a prefeitura não cumpriu esta lei, ignorando o princípio da participação popular no planejamento urbano.

Será que o poder público só fará seu papel em ano eleitoral? Que tipo de administração é essa que aguarda a articulação de entidades populares e movimentos quando a iniciativa deveria partir do governo municipal?

O fórum está otimista quanto a inclusão de suas propostas, mas quer que a prefeitura assuma seu papel no processo e que essas propostas sejam executadas. Anos anteriores as propostas foram contempladas, porém sem efetivação.

Nenhum comentário: