sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Borborema
Durante todo o ano nos articulamos com o Fórum de desenvolvimento territorial da Borborema, que foi contemplado com o Programa territórios da cidadania,
Pleiteamos e defendemos junto a esse espaço alguns projetos para as áreas de assentamento e para o SEDUP. Além do espaço para a participação do grupo de Jovens Plantando para colher.
Essas discussões nos levaram a garantir alguns Projetos de Infra-estrutura junto ao Governo Federal: Oficina de Fábrica no P.A. Florestan Fernandes em pilões, uma escola do campo no P.A Redenção , um ponto de Cultura no Município de Pilões e um Projeto de Custeio para o SEDUP: Formação para Educadores e Educadoras: Fortalecendo a educação do Campo no Campo.
Este Projeto tem como objetivo desenvolver um processo de capacitação com professores e gestores de escolas públicas, nos municípios de Pilões, Serraria, Areia e Borborema. Este projeto terá a duração de 12 meses, que custeará as seguintes ações: 4 encontro para planejamento, 8 jornadas pedagógica,, 04 formação para gestores,, 04 seminários temáticos, 08 encontros de representantes de escola, pais e comunidade,, 06 avaliações do projeto, 12 reuniões da coordenação, 12 visitas de articulação, 1 Seminário Pela Vida das mulheres, 1 Seminário de Educação do campo além de todos as ações de comunicação e divulgação.
Novo tempo para o Fórum do Campo
O Fórum dos Assentados dos Municípios de Pilões, Areia, Serraria e Remígio, realizou no dia 18 de dezembro no Centro Padre Mateus em Pilões um grande encontro de avaliação que contou a presença de assentados das doze áreas que compõem o Fórum além dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e outros convidados.
Neste encontro foram avaliadas as ações do Fórum e discutidas as idéias e ações para o ano de 2009, terminando com uma bonita confraternização entre os presentes.
Ações para um Novo Ano
O momento de avaliação do Fórum das entidades populares e movimentos sociais de Guarabira foi realizado na AMECC no último dia 05 de dezembro. Contou com a participação de representantes de 10 organizações que discutiram as ações realizadas durante este ano com a perspectiva de mudar a forma de intervenção do Fórum junto a gestão pública local. Participação, compromisso e representatividade foram os temas mais debatidos naquela tarde.
Logo em seguida os participantes puderam se confraternizar e se congratular pelo período festivo das festas de final do ano.
Políticas Públicas para os Assentamentos
Durante todo o mês de novembro foram realizadas audiências com os Prefeitos eleitos dos municípios de Areia, Pilões e Serraria. Estes municípios compõem os Projetos de Assentamentos do Fórum dos Assentados organizado pelo Sedup desde 2002.
As audiências foram propostas no último encontro do Fórum realizado no mês de outubro no Projeto de Assentamento Florestan Fernandes, em Pilões. A idéia foi levar sugestões para responder as necessidades mais urgentes para que fossem incorporadas aos novos planos de governo.
As audiências contaram com a presença da coordenação do Fórum, agricultores e agricultoras assentados/as, o Grupo de Jovens Plantando para Colher e de Secretários da nova administração.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Educação e Movimentos Sociais
O objetivo do Seminário, em sua quinta versão, é discutir as relações entre educação popular e movimentos sociais na atualidade, promovendo a interação entre saberes e políticas como caminhos na reinvenção de uma nova sociedade.
O SEDUP integrou uma mesa redonda cuja temática era Educação Popular, Cidadania e Cultura Política. Luciel Araújo, coordenador do SEDUP, dividiu a mesa com as professoras Miriam Aquino de Albuquerque e com Maria Nazaré Tavares Zenaide, que falaram respectivamente sobre equidade racial e direitos humanos. Luciel apresentou a experiência da instituição com educação popular e democratização da gestão pública através da participação cidadã nas políticas públicas. Trata-se de uma experiência desenvolvida em parceria com o Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira, que, no ano passado, também apresentou sua experiência no IV Seminario de Educação e Movimentos Sociais, no mesmo local.
.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Formação de Professores de Escola Rurais
No próximo dia 05 de dezembro, será realizado o décimo terceiro encontro de professores, desta vez para avaliar o trabalho desenvolvido pelo projeto nurante o ano ineteiro, além do encontro será também celebrado entre as professoras, secretaria de educação de Pilões e as educadoras do Sedup, uma cerimônia de confraternização natalina.
Balanço do Ano
1. Quais foram as conquistas alcançadas em 2008?
2. Quais foram as dificuldades e desafios encontrados?
3. Quais são as propostas que sua entidade aponta para 2009?
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Câmara aprova emendas ao OP
Na ocasião foram apresentadas quatro emendas: Ajuda financeira ao Esporte Amador; Implantação da casa de atenção à mulher vítima de violência; Manutenção da casa de apoio e da Juventude; e, Pavimentação e eletrificação da rua de acesso ao abrigo São Vicente de Paula.
Assinaram a emenda modificativa nº 01/2008 os vereadores George Victor Silva, Irineu Júnior, Maria Elizabeth da Silva e o presidente da Câmara o vereador José Antônio de Lima, sendo aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.
Esperamos que estas propostas sejam executadas pelo Poder Executivo para fazer valer a participação popular neste processo.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Consciência NEGRA
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Atuação
Com a participação de 3 representantes dos grupos de jovens que fazem parte do Fórum, o programa inicou com uma discussão sobre a importância da organização dos jovens mostrando que o Fórum representa um espaço aonde os jovens podem exercer o seu protagonismo e fazer a mudança acontecer.
Quanto ao Festival, os jovens relataram a construção e execução do Festival como o primeiro passo para a realização de outras ações e para a maior participação dos jovens do município. As parceiras tanto com a secretaria de saúde, o 4º batalhão de polícia, os bombeiros como com as próprias entidades da sociedade civil e o projeto Atores para a realização das palestras e oficinas, mostra a importância desse evento para os jovens.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Debate na Câmara encerra discussão do OP
BrasilFoundation dinamiza as escolas rurais
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Audiências Públicas do OP
Além disso, identificamos um total descaso do poder público para com os representantes as organizações populares e movimentos sociais que apresentaram propostas desde o mês de junho ao orçamento e não foram contempladas.
A tribuna da casa está servindo para denunciar esse descaso e a falta de compromisso dos senhores vereadores com a discussão do orçamento no município. Segundo uma das educadoras do Sedup “é impossível avançar na discussão de propostas sem refletir sobre a operacionalidade do orçamento, que por sua vez, não é executado”. Para garantir a execução de políticas públicas de qualidade é preciso vontade política.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
"Sonho que se sonha junto..."
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Orçamento Público Engessado
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Que é o problema?
Após a leitura da Ata e da apresentação da pauta do dia, que trazia o projeto de Lei Orçamentária Anual para 2009, o vereador Lula das Molas fez um pronunciamento onde admitia a inércia do Poder Legislativo frente ao não cumprimento das emendas pelo Poder Executivo. Segundo ele, as emendas no orçamento são feito pelos vereadores com o auxilio da sociedade civil, mas “a senhora prefeita não atende a câmara de Guarabira”. Tanto ele como colega de bancada o vereador Lucas Porpino esperam que seja cumpridas as emendas feitas ao orçamento e que o Poder Legislativo possa se envolver mais com o processo de discussão orçamentária com a popular com a realização de sessões itinerantes nas comunidades.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
"A Cidade é Sua"
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Servidores em Alerta!
Assentados discutem propostas ao Orçamento
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Câmara vazia!
Esta quinta, dia 23, foi mais um dia para sairmos indignados da câmara depois de esperarmos mais de uma hora pelo início da sessão. Com apenas cinto vereadores presentes a pauta, que diga-se de passagem ridícula que consistia apenas em votos de aplausos, congratulações e homenagens, não foi discutido.
Nossa expectativa era de que com a aproximação do final do ano os vereadores se empenhassem mais nas discussões sobre o projeto de Lei Orçamentária Anual-2009 que já deveria ter sido enviado a câmara pelo poder executivo que também usando o mesmo motivo da campanha eleitoral não realizou as plenárias nos bairros como previsto na Lei de Diretrizes Orçamentária-2008.
Realmente, não é a toa que o tema da representação é bastante discutido entre os intelectuais e acadêmicos. Tendo em vista que ainda temos muito o que aprender ainda sobre representação.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Ficha Limpa - adesão fora do país
A iniciativa partiu de um brasileiro que, sabendo da Campanha Ficha Limpa, entrou em contato com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e iniciou a coleta de assinaturas na cidade onde mora atualmente, Iwata, em Shizuoka, no Japão. Carlos Alberto dos Santos Araki enviou ao Comitê Nacional do MCCE, em Brasília, 29 assinaturas coletadas entre eleitores e eleitoras brasileiros da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, todos residentes em Iwata.
Além do apoio vindo do Japão, o MCCE também manteve contato com um brasileiro que está coletando assinaturas em Madri, na Espanha.
Cristiane Vasconcelos - Assessoria de Comunicação – Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
comunicacaomcce@gmail.com
www.mcce.org.br
"Todos pela Educação - Desafios e Possibilidades"
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
MCCE busca apoio do Sindicato dos Artistas
A Campanha Ficha Limpa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) está dialogando com os mais diferentes segmentos da sociedade para participarem da coleta de assinaturas referente ao Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Depois de fechar parceria com o clube de futebol Vasco da Gama, o MCCE busca agora o apoio do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro.
Em encontro com o presidente do Sated/RJ, Jorge Coutinho, a diretora da Secretaria Executiva do Comitê Nacional do MCCE, Jovita José Rosa, apresentou a Campanha Ficha Limpa ao ator, que considerou ser esse o caminho para uma mudança na sociedade. Coutinho adiantou que a ação do MCCE vai ser repassada para a rede de associados do Sindicato e divulgada no site do Sated/RJ. O Movimento e o Sindicato dos Artistas manterão contato para discutir outras ações de apoio à Campanha.
O MCCE precisa alcançar 1,3 milhão de assinaturas para enviar o Projeto de Lei de iniciativa popular à Câmara dos Deputados.
Cristiane Vasconcelos - Assessoria de Comunicação – Comitê Nacional
Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral
comunicacaomcce@gmail.com
www.mcce.org.br
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Projeto Atores vira tema do Atuação
Numa super entrevista feita por Gisa, educadora Sedup, com os jovens do grupo Plantando para Colher e do Mac de Guarabira.
Os jovens deram um show na hora de explicar para os ouvintes o que é o projeto Atores e a importância do protagonismos juvenil. Os temas mais debatidos por esses jovens foram a Casa da Juventude, o projeto pordutivo de Pilões e a participação dos jovens na estão do projeto através do Conselho Juvenil.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Capacitando-se para melhorar
.