quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Capoeira – Transformação de Jovens


O projeto “Capoeira – Transformação de Jovens”, elaborado e executado pelos jovens da “Associação Angola de Palmares monitor Marcelo e alunos” financiado com recursos do Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens Atores/Kellogg, está em pleno desenvolvimento de suas atividades, desde o ano passado.

O projeto aprovado pelo Fundo de Apoio, em 2010, tem o objetivo de promover a cultura afro-brasileira entre os jovens e mostrar a importância da capoeira na nossa sociedade.

Já aconteceram as oficinas de danças populares e afro-brasileiras como o côco, o maracatu, o samba de roda, afoxé e o maculelê. As atividades de dança chegaram a reunir até 60 pessoas numa única oficina. Também já foram realizadas oficinas de capoeira e de percussão que reuniam em média 30 jovens participantes.

As últimas atividades do projeto estão previstas para acontecer neste mês de janeiro, a exemplo da oficina sobre história da capoeira e da cultura afro-brasileira. Ainda haverá também duas atividades avaliativas e a entrega dos certificados aos participantes.

Segundo Marcelo Leite de Albuquerque, monitor de capoeira, que é um dos jovens a frente do projeto, foram três meses de oficinas e outras atividades que forma muito importantes "para aperfeiçoar o trabalho de algumas pessoas que já sabiam muitas coisas sobre a capoeira, a dança e a música, e também para ensinar a outros que tinham necessidade desse aprendizado".

Falando sobre as possibilidades de continuidade das ações deslanchadas pelo financiamento do Fundo do de Apoio, Marcelo diz que “a transformação que passamos com essas formações vai fazer o projeto continuar, pois as pessoas que se capacitaram vão passar isso adiante”.

O Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens Atores/Kellogg, administrado pelo SEDUP e pelo Conselho Juvenil do Atores – Articulação de Organizações em Educação e Economia Solidária.

Nenhum comentário: