O projeto de Formação de Professores de Escolas Rurais desenvolvido pelo SEDUP de 2008 a 2010, no município de Pilões, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da dinamização da gestão escolar encerrou suas atividades.
Essa ação consistia em atividades de formação e acompanhamento para que os professores passassem a utilizar novas metodologias de trabalho em sala de aula como oficinas, trabalhos em grupo, pesquisas. Outra ação do projeto consistia na formação de pessoas da comunidade escolar para criação de conselhos deliberativos. O projeto chega ao final, em dezembro de 2010, certificando 46 professores que participaram diretamente das atividades formativas.
O projeto contou com a seguinte estrutura: curso modulado de 264h e curso de formação para conselheiros com cerca de 80h; visitas de acompanhamento pedagógico em salas de aulas; acompanhamento aos planejamentos didáticos das escolas; encontro de formação de gestores; encontros de planejamentos e avaliações; exposições pedagógicas com produções realizadas pelos alunos a partir das novas metodologias utilizadas em sala de aula, além de duas grandes jornadas pedagógicas com foco na leitura e escrita e no letramento em matemática.
A avaliação que se faz ao final do projeto é bastante positiva uma vez que dos 46 professores capacitados, 30 utilizaram com freqüência as metodologias aprendidas durante o curso, principalmente a oficina, como metodologia de sala de aula, podendo destacar também a criação de 'cantinhos de leitura' em várias escolas, e da utilização de novas técnicas de leitura e escrita como produção de textos livres, livro da vida e correspondência inter-escolar, bem como, com a criação de seis conselhos escolares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário