quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A arte como suporte

O Projeto Formação de professores de escolas rurais: Fortalecendo a Educação do Campo desenvolvido pelo SEDUP, além de oferecer capacitação, acompanha o planejamento e a ação dos professores em sala de aula e discute a criação de conselhos escolares no município de Pilões. Iniciado em março de 2008 o projeto conta com o apoio da Brazil Foundation, o financiamento do Instituto HSBC Solidariedade e a parceria da Prefeitura de Pilões. Abaixo uma entrevista com Mércia Rios que foi responsável pelo mais recente módulo de formação com os professores das escolas rurais de Pilões.

Em que consistiu o trabalho desenvolvido nesta formação?


O processo de formação definiu como meta na capacitação de professores da zona rural uma proposta em que vivenciassem técnicas nas suas salas de aula. Dessa forma, seus alunos participariam de maneira dinâmica de um processo que lhes permitisse o desenvolvimento harmônico do corpo, da sensibilidade e da mente. Para tanto, a Arte nas suas diversas linguagens música, dança, forma, cor e poesia foi o elemento central das oficinas realizadas.


Como avalia esse momento com as(os) participantes da formação?


Os educadores rurais demonstraram curiosidade e participaram das diversas dinâmicas com interesse e atenção.Tiveram oportunidade de experenciar vivências criativas tendo a Arte como suporte que favorece a habilidade de concentração, equilíbrio e domínio da mente. Processo onde o sentimento foi respeitado como fator preponderante para o desenvolvimento do ser numa visão integrativa.


O que sugere para o avanço de suas metodologias em sala de aula?


Um maior entendimento sobre Arte nas suas variadas linguagens: música, dança, artes plásticas e literatura com a apreciação e aquisição de conhecimento: audição e canto; vivências de danças; trabalho de corpo e técnicas de respiração; experimentação de diversas técnicas na representação de pintura, desenho, escultura e de um repertório de literatura infantil – poesia e contos. Tudo numa abordagem metodológica que permita ao aluno a aprendizagem integrada com as diversas áreas do conhecimento, respeito ao seu interesse e à sua realidade sócio-cultural.

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