quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra

Você sabia?

- A população negra e mulata que forma o Brasil constitui 50% do total de 170 milhões de pessoas, segundo o IBGE.

- Desses, 34%, estão abaixo do nível de pobreza, de acordo com levantamento feito pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.


- A taxa de desemprego para os negros é de 20,9%, enquanto a taxa da população branca fica em 13%.


- Pesquisas do Disque-Racismo (21) 2334-5591 apontaram que as mulheres negras e pobres entre os 30 e 45 anos de idade eram as principais vítimas de preconceito, de acordo com os telefonemas recebidos no Rio de Janeiro.

- O último Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre (Brasil), destacou a tripla discriminação que a mulher negra enfrenta no cotidiano: a de gênero, a de raça e a social.

- Uma pequena pesquisa feita pelo Tecepe (Serviços Interativos via Internet) ilustra bem o panorama do Brasil quando o assunto é segregação racial. A pesquisa tomou por base a escravidão no Brasil – terminada, na teoria, em 1888, com a assinatura da Lei Áurea. Respondendo à pergunta "Você acha que a escravidão no Brasil acabou de verdade?", 76,37% responderam que não, contra 21,98% que responderam positivamente.

(Fonte dos dados: Adital – Notícias da América Latina e Caribe)

Foto
Robert Mapplethorpe (foi um fotografo americano que se define por grande rigor em todos os aspectos da sua obra, criativos ou técnicos)
.

Nenhum comentário: