quinta-feira, 5 de junho de 2008

SEDUP no simpósio da UEPB


O SEDUP contribuiu com a realização do I Simpósio de Pedagogia da Universidade Estadual de Guarabira – Um Olhar sobre a escola, que aconteceu de 28 a 30 de maio em Guarabira, através da participação do professor doutor Orlandil de Lima Moreira, gestor administrativo do SEDUP.
.
Na manhã do dia 30 do evento, que contou com mesas-redondas, exposições e oficinas pedagógicas, o professor fez parte da mesa redonda intitulada: Gestão democrática da escola pública: desafios e possibilidades. Orlandil falou sobre a temática “Sociedade, Educação e Democracia”. Em linhas gerais ele destacou, entre outros, os seguintes pontos: a sociedade brasileira e a cultura política autoritária; o processo de democratização após o fim da ditadura militar e o papel dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada na construção da democracia.
.
O professor falou ainda da importante relação entre educação e democracia. Por último destacou a escola como lugar para uma ação educativa para a cidadania e democracia e importância da gestão democrática para a melhoria da qualidade da educação.
.
A segunda pessoa participante da mesa foi a professora Maria de Fátima, gestora da Escola Agostinho Pereira Neto, da rede municipal de João pessoa. Em sua fala ela apresentou a experiência da escola no campo da gestão democrática, falando dos vários espaços e mecanismos que vêm sendo implementados para a concretização da gestão democrática. Em sua apresentação Fátima destacou os seguintes espaços e mecanismos: eleição direta para diretor, o conselho deliberativo, conselho de classe, conselho fiscal, reuniões como os pais dos alunos e a assembléia geral. Após a fala dos palestrantes, foi aberto o debate com o público presente.
.

Nenhum comentário: