sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Segundo Curso de Juristas Populares chega à Guarabira



Um aditivo ao projeto firmado entre a Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves (FDDHMMA) e a Fundação Interamericana (IAF), garante, em parceria com o Serviço de Educação Popular (Sedup), a segunda turma do Curso de Formação de Juristas Populares para lideranças de Guarabira e da região.


No ano de 2011 o Sedup foi escolhido como parceiro para levar às cidades do interior do estado essa experiência que a FDDHMMA desenvolve com êxito há mais de dez anos na capital Paraibana. Segundo a coordenadora de projetos da Fundação Margarida Maria Alves, Marcina Pessoa, “o curso permanece com o mesmo objetivo do que é desenvolvido na cidade de João Pessoa: oferecer noções do Direito para aproximar a população do Sistema Judiciário, exercendo uma cidadania plena”. A primeira turma (foto) que durou oito meses e formou 25 Juristas Populares de sete cidades da região: Alagoa Grande, Araçagi, Cuitegí, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba e Guarabira. Essa nova turma que inicia com o encontro introdutório previsto para o mês de novembro deverá durar de 10 a 12 meses.

As inscrições para nova turma 2012_2013 estão abertas de 21 de setembro a 25 de outubro no Sedup. Podem se inscrever candidatos/as de qualquer um dos municípios que integraram a primeira turma. Este ano o curso será aberto também para candidatos/as dos municípios de Sertãozinho, Duas Estradas e Serraria. O/a candidato/a deve saber ler e escrever, fazer parte de alguma organização social (associação de bairro, sindicato, Ong, Oscip, Fundação ou Pastoral, por exemplo) que possua atividades e reuniões regulares. A entidade deverá liberar o/a cursista de atividades que entrem em conflito com o calendário do curso. Não serão aceitos candidatos/as que já possuam o curso superior completo.

Estão sendo oferecidas 40 vagas e as aulas serão ministradas na cidade de Guarabira. O calendário prevê atividades de novembro de 2012 a setembro de 2013, quando deve ser realizada a formatura. As inscrições podem ser feitas através de E-mail, preenchendo a ficha de inscrição que pode ser solicitada também por E-mail e ser encaminhada para seduppb@uol.com.br, ou na sede do Sedup, de terça a sexta, de 9 às 12h, na Praça Monsenhor Walfredo Leal, 74, no Centro de Guarabira. Telefone: 83 3271-1231. A relação dos (as) selecionados (as), na íntegra, será divulgada posteriormente, após análise das fichas de inscrição.

Nenhum comentário: