sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Conselheiros/as discutem funcionamento dos conselhos com o poder legislativo





Associação Sedup - Serviço de Educação Popular em parceria com o Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais, realizou um diagnóstico com os seguintes conselhos: Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Cultura, Conselho Tutelar, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Habitação e Conselho Municipal de Segurança Alimentar, com o interesse de saber por que os Conselhos na sua maioria não estão funcionando na sua totalidade.
Para tornar público o resultado dessa ação, o SEDUP e esse Fórum realizou no dia 28 de agosto de 2012, uma Tribuna Livre na Câmara Municipal da nossa cidade para apresentação esse diagnóstico com o objetivo de discutir e debater com os vereadores.
Mediante esse diagnóstico ficou constatado a falta de conhecimento dos conselheiros com relação aplicação dos recursos públicos nos fundos municipais, como também a cobrança dos conselheiros (a) com relação à atuação dos secretários(a),vereadores, e sobretudo do gestor municipal em atender a população carente através dos programas sociais e projetos. Foi relatada a falta de autonomia financeira dos conselhos e também a centralização das tomadas de decisões pelos secretários como presidente dos Conselhos municipais . Foi detectada ainda a falta de capacitação para conselheiros, como também foi constatado que tem conselho que não se reuniu há mais de um ano e outro há mais de cinco meses.
Durante nossa participação na tribuna ficou claro o descaso dos poder legislativo com a fiscalização sobre o funcionamento dos conselhos tendo em vista que esses não expressaram nenhuma reação diante de nossas denúncias.  
        

Nenhum comentário: