segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Jovens articulados em Pilões
Segundo Isaac Cirilo de Souza, jovem participante do Plantando Para Colher, grupo que está responsável pela execução do projeto, as ações estão sendo redimensionadas para fortalecer ainda mais a questão da organização juvenil nas comunidades. "Temos reuniões mensais e, em fevereiro, estaremos fazendo visitas nas comunidades para fortalecer os jovens e, a partir desta ação, dar continuidade a este acompanhamento atraves do Projeto de Ponto de Cultura, do Grupo Plantando Para Colher. A nossa principal preocupação, agora, é fazer com que os nossos projetos (grupos e fórum) dialoguem de maneira a se ajudarem".
O Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens ATORES/Kellogg, em sua segunda fase, sob a responsabilidade do SEDUP e do Conselho Juvenil do Atores - Articulação de Organizações em Educação e Economia Solidária aprovou 18 projetos de grupos de jovens em 5 muncípios da Paraíba - Pilões, Sapé, Guarabira, Araçagi e Bayeux. Os projetos tem valores que variam de 1.000,00 a 3.000,00 reais.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Projeto de Capoeira transforma jovens
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Jovens de Bayeux discutem comunicação comunitária na comunidade Casa Branca
A atividade foi realizada no espaço da Associação Comunitária, que tem uma parceria com a Rádio Comunitária. Ao final da formação os participantes receberam um certificado de conclusão da formação.
O projeto realizou, também, uma mobilização na comunidade com objetivo de reativar o Conselho da Rádio Maré Alta, que estava desativado. A atividade contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas da comunidade. Reativar o conselho é um dos objetivos do projeto apresentado pelo grupo ao Fundo de Apoio.
O projeto ainda inclui a realização de programas educativos especiais a serem veiculados na rádio; rodas de diálogo para discutir com a comunidade temas como a poluição do mangue, entre outros; e atividades culturais de rua, para fortalecimento da rádio e da comunidade, com apresentações culturais com grupos da comunidade e de outras comunidades.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Fundo apoia encontro de estudantes em Bayeux
Será realizado no dia 22 de janeiro, às 15 horas, o 1° Encontro dos Estudantes de Bayeux. O evento que será realizado na Escola Estadual Álvaro de Carvalho, rua Joaquim Fernandes s/n, (próximo ao Xamegão), é uma realização do grupo de jovens que formam a Associação de Estudantes de Bayeux.
Essa atividade é parte do projeto “Um novo futuro para os estudantes de nossa cidade” que vem sendo realizado pelo grupo, na cidade de Bayeux, como o financiamento do Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens Atores/Kellogg. O Fundo de Apoio, na atual fase, é administrado pelo SEDUP e Conselho Juvenil do Atores.
Segundo o jovem Edney Severo da Silva, 24 anos, um dos idealizadores do projeto enviado ao Fundo de Apoio, no encontro serão abordadas questões relativas aos problemas que enfrenta hoje o município de Bayeux e sobre qual o papel e as responsabilidades dos estudantes com as mudanças que precisam ser feitas, no enfrentamento a esses problemas e na busca de soluções para melhorar a qualidade de vida da população. Durante a atividade será aprofundado também a discussão sobre como a importância de uma associação de estudantes para a cidade de Bayeux – principal objetivo do projeto.
Estão convidados a participar todos os estudantes e grupos de jovens da cidade de Bayeux, com destaque para os estudantes universitários da cidade. A expectativa do grupo é de reunir aproximadamente de 30 a 50 estudantes no evento.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Capoeira – Transformação de Jovens
O projeto “Capoeira – Transformação de Jovens”, elaborado e executado pelos jovens da “Associação Angola de Palmares monitor Marcelo e alunos” financiado com recursos do Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens Atores/Kellogg, está em pleno desenvolvimento de suas atividades, desde o ano passado.
O projeto aprovado pelo Fundo de Apoio, em 2010, tem o objetivo de promover a cultura afro-brasileira entre os jovens e mostrar a importância da capoeira na nossa sociedade.
Já aconteceram as oficinas de danças populares e afro-brasileiras como o côco, o maracatu, o samba de roda, afoxé e o maculelê. As atividades de dança chegaram a reunir até 60 pessoas numa única oficina. Também já foram realizadas oficinas de capoeira e de percussão que reuniam em média 30 jovens participantes.
As últimas atividades do projeto estão previstas para acontecer neste mês de janeiro, a exemplo da oficina sobre história da capoeira e da cultura afro-brasileira. Ainda haverá também duas atividades avaliativas e a entrega dos certificados aos participantes.
Segundo Marcelo Leite de Albuquerque, monitor de capoeira, que é um dos jovens a frente do projeto, foram três meses de oficinas e outras atividades que forma muito importantes "para aperfeiçoar o trabalho de algumas pessoas que já sabiam muitas coisas sobre a capoeira, a dança e a música, e também para ensinar a outros que tinham necessidade desse aprendizado".
Falando sobre as possibilidades de continuidade das ações deslanchadas pelo financiamento do Fundo do de Apoio, Marcelo diz que “a transformação que passamos com essas formações vai fazer o projeto continuar, pois as pessoas que se capacitaram vão passar isso adiante”.
O Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens Atores/Kellogg, administrado pelo SEDUP e pelo Conselho Juvenil do Atores – Articulação de Organizações em Educação e Economia Solidária.