terça-feira, 15 de junho de 2010

Reconhecido o Território do Piemonte

Durante o 1º Salão Territorial realizado em João Pessoa, nos dias 8 e 9 de junho, aconteceu a reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), que tinha como pauta principal o reconhecimento de mais oito territórios rurais na Paraíba. Entre os Territórios que foram reconhecidos está o Território do Piemonte da Borborema que foi homologado por unanimidade dos votos dos Conselheiros presentes.

Este reconhecimento dará a nossa região mais possibilidades de financiamento, desenvolvimento econômico e territorial e qualidade de vida aos agricultores e agricultoras de toda a região do Piemonte da Borborema.

O Nosso território nasceu da preocupação da sociedade civil organizada em articular e promover uma organização mais forte em nossa região. Desde 2008 que o SEDUP articula e organiza junto com outras entidades encontros, capacitação e visitas a 20 municípios que compõe agora o Território do Piemonte da Borborema. Para que o conselho pudesse reconhecer a nossa identidade territorial precisávamos mostrar que tínhamos índices de dinamismo econômico com uma economia estagnada, os baixos índices de desenvolvimento humano, que temos a presença de públicos especiais e prioritários (mulheres, jovens, quilombolas e assentados).

E assim foram reconhecidos os territórios: Serra do Teixeira, Vale do Paraíba, Alto Sertão, Piemonte da Borborema, Seridó, Vale do Piancó, e Médio Piranhas , totalizando assim em toda Paraíba 15 territórios que deixam o nosso estado todo territorializado.
.

Nenhum comentário: