O projeto “Formação para professores de escolas rurais: fortalecendo a educação do campo” teve seu início em 15 de março de 2008, quando o Sedup, professores, diretores, supervisores e a secretária de educação do município de Pilões - Adriana Andrade- estiveram presentes no encontro que discutiu a proposta do projeto e planejou as atividades deste ano.
O público formado por 27 pessoas de 16 escolas municipais pilonenses ocupou o Clube Hermes Lira, onde recebeu com alegria as educadoras do Sedup – Laura Laureano e Márcia Amaral – por estarem atendendo a uma demanda antiga dos professores do campo.
Houve uma sondagem das necessidades, dificuldades e expectativas dos educadores, assim também como foram colhidas sugestões para as ações que incluem: uma formação para a melhoria na qualidade do ensino através de novas metodologias de leitura e escrita nas disciplinas de português e de matemática; e criação de conselhos escolares deliberativos.
“Estratégias de leitura e escrita na alfabetização e letramento infantil” foi a primeira parte do 1º módulo da formação ocorrida em 28 de março, na Escola Braz Baracuhy. A oficina durou todo o dia, compreendendo uma discussão teórica e um trabalho em grupo com 41 profissionais da educação do pré-escolar ao ensino fundamental I.
Como aprendizado, os professores citaram: o maior desenvolvimento da criatividade, inovação no método de trabalho, maior integração entre a teoria e a prática, redescobertas, surgimento de idéias novas para agir em sala de aula e motivar os alunos.
Este projeto é um dos dez selecionados pela I Seleção de Projetos de Educação Rural que conta com o apoio da Brazil Foundation, o financiamento do Instituto HSBC Solidariedade e a parceria da Prefeitura de Pilões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário