A cultura política brasileira tem uma série de “vícios” em relação ao seu funcionamento. Entre eles, o clientelismo, o paternalismo e o mandonismo que criam, entre as populações mais pobres, verdadeiros currais eleitorais de determinados partidos políticos. Não estamos dizendo que esta situação é definitiva, contudo, não podemos negá-la porque assistimos cotidianamente os resultados desta tradição político-cultural que corrói o ideal de democracia participativa.
Há algum tempo atrás, foi descoberto, nas repartições públicas, número lastimável de apadrinhados políticos que atuavam como funcionários fantasmas.
A pergunta que não quer calar, quando vamos assistir às sessões na câmara, é a seguinte: onde está Irineu Junior? Já ouvi falar de funcionário fantasma nas repartições públicas mais variadas, mas vereador fantasma é a primeira vez. Na maioria das vezes não se sabe exatamente o motivo de sua ausência e, quando são justificadas, as desculpas são as mais esfarrapadas. O que acontece realmente com o mandato do “vereador fantasma” que não se incomoda com a presença em pleno ano de eleição, quando a prefeita pretende se reeleger? A população se pergunta: esse vereador tem os seus dias de trabalho descontados na folha de pagamento? Afinal o vereador é também um funcionário público, pago com recursos públicos de impostos arrecadados da população.
segunda-feira, 31 de março de 2008
Onde está o vereador fantasma?
150 jovens discutem gênero em Pilões
A palestra sobre Gênero, ministrada pelo coordenador do Projeto Atores – Luciel Araújo – ganhou destaque pela participação, animação, curiosidade e alegria da meninada. Esta descobriu que as diferenças entre meninos e meninas, moças e rapazes, são construções culturais e que a igualdade de oportunidades se dá pela luta e pelo desejo de mudança.
Vitória Melo - do grupo de jovens plantando para colher - avalia “as mulheres ainda não tem os mesmos direitos que os homens, mas já conseguimos muitas coisas e conseguiremos mais. Nada é conseguido sem luta”.
Fórum discute políticas públicas
Muitas necessidades foram levantadas pela população: mais atendimento nos postos de saúde, reativação e manutenção da caixa d´água, limpeza do terreno baldio, campanha educativa de combate ao lixo e dengue, posto policial, calçamento de ruas e saneamento.
domingo, 30 de março de 2008
Sedup inova Educação em Pilões
sexta-feira, 28 de março de 2008
Comunicação transformadora
O Projeto Atores foi representado por Jeane Borges – educadora do Sedup - e Jany Mery – assessora do projeto. Elas, juntamente com representantes de outros Estados, puderam conhecer melhor a filosofia da Comunicação Integral e participar de uma avaliação dos processos facilitados pela RITS. Isso tudo vivenciado num clima de não-programação.
sexta-feira, 14 de março de 2008
CMAS - segunda etapa do monitoramento
Entre os informes apresentados encontram-se: eleição para o conselho nacional da assistência social com vagas para entidades populares; elaboração do termo de compromisso e adesão ao PROJOVEM adolescente pela prefeitura municipal; e, o programa BCP (beneficio de prestação continuada da assistência social) na escola vai incluir educacionalmente beneficiário.
A segunda etapa da fiscalização consiste na formação de uma comissão formada por seis entidades para esclarecer junto ao representante da prefeitura as irregularidades encontradas. Próxima quarta-feira, dia 19, às 8h30, nova reunião foi marcada na prefeitura para análise das pendências encontradas.
Cresce platéia na Câmara de Guarabira
As sessões da Câmara Municipal de Guarabira mudaram de foco. O discurso repetitivo de ataque e defesa dos vereadores deu lugar a participação crescente da população guarabirense. O que querem as pessoas que freqüentam assiduamente a Câmara? Há sempre dois lados da moeda.As conversas de bastidores oferecem pistas: alguns realmente querem ouvir os vereadores para saber em quem votar, outros são pré-candidatos, há também os cabos eleitorais e assim por diante. Só um estudo apurado descobriria as verdadeiras intenções de cada um.
Acostumados a uma platéia silenciosa, os vereadores agora interrompem seus discursos para pedir silêncio e respeito. Em outras ocasiões, quando a tribuna da casa era utilizada pelo povo para debater algo que realmente valesse a pena, silêncio e respeito eram palavras de luxo para esses mesmos vereadores.
quinta-feira, 13 de março de 2008
Fórum da Borborema discute ações do governo
O Encontro do Fórum Territorial da Borborema ocorreu no dia 16 de março no município de Arara. O objetivo foi conhecer o conjunto de ações que será realizado pelo Governo Federal para o Território.Representantes de 21 municípios estiveram presentes ao evento, totalizando cerca de 40 pessoas de prefeituras e entidades da sociedade civil. Uma grande plenária do colegiado foi tirada como encaminhamento para serem discutidas as ações, seus realizadores, e também como integrá-las as demais ações no território.
Assentadas marcham por seus direitos

As mulheres demonstraram alegria e disposição para discutir seu papel na Reforma Agrária e nas lutas sociais, como também para combater a violência – algo, infelizmente, presente na vida de boa parte delas. Participaram do encontro assentadas dos municípios de Remígio, Esperança, Serraria, Areia, Pilões e Guarabira.
sexta-feira, 7 de março de 2008
Assentadas e Agricultoras comemoram Dia da Mulher
O evento ocorrerá no Colégio Estadual José Bronzeado com o público formado por assentadas e agricultoras familiares dos municípios de Remígio, Esp
erança, Serraria, Areia, Pilões e Guarabira.A programação do encontro contará com uma mesa redonda sobre o papel da mulher e a luta contra a violência; à tarde, haverá uma marcha, plantio de mudas e um ato público “Pela vida das mulheres e contra a violência”.
quarta-feira, 5 de março de 2008
Muito discurso e pouca ação na Câmara

O “escândalo dos medicamentos” foi tema da sessão da Câmara Municipal de Guarabira em 28 de fevereiro. Neste dia, o vereador Jader Filho fez uma solicitação ao Secretário de Saúde Dr. Teofilho de Andrade para que este preste esclarecimento sobre o assunto.
Já a sessão do dia 4 de março, foi instantânea. Novamente se falou sobre o "escândalo dos medicamentos" e nada mais se falou. Os vereadores nem ao menos usaram a tribuna para defender seus próprios requerimentos. E mais uma sessão se foi...




