sexta-feira, 16 de maio de 2014

MMT e MMTR realizam audiência pública sobre violência contra a mulher em Alagoa Grande


 
 
“Nós, mulheres do Movimento, lutamos para acabar com a violência. Seja ela de qual tipo for: a violência física, psicológica, sexual, moral.  Reivindicamos a implantação de uma instituição que trate das políticas públicas para nós, como a criação de uma secretaria da mulher no nosso município. Porque precisamos de ações voltadas também para a geração de renda, que pense atividades que possam colaborar para o nosso empoderamento”, ressaltou Luzia Soares, presidente do Movimento da Mulher Trabalhadora da Paraíba (MMT-PB), durante a abertura da audiência pública realizada no último dia 15 de maio, em Alagoa Grande, pelo MMT-PB e o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural (MMTR-NE) com apoio da Associação Serviço de Educação Popular (Sedup).

Mais de 70 mulheres  ligadas ao Movimento, além da participação de mulheres cidadãs, representantes dos municípios de Araçagi, Alagoa Grande, Bananeiras e Solânea (zona rural e urbana) estiveram presentes na audiência que teve como objetivo discutir as diversas violências sofridas pelas mulheres e reivindicar mecanismos de proteção à mulher em âmbito municipal e estadual. “Sem políticas públicas de combate à violência não podemos avançar em seu enfrentamento. Hoje estamos dando um passo à frente e precisamos que os vereadores e a prefeitura venham juntos nessa caminhada. Democracia só ocorre desse jeito”, destacou Gisânia Lima, educadora do Sedup.

A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Gilberta Soares, esteve presente na audiência e defendeu a capacitação de profissionais que já atuam nas áreas de saúde e assistência social no município, como o Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (Nasf) e os Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas) para realizarem um atendimento qualificado à mulheres vítimas de violência. Atualmente Alagoa Grande não dispõe de nenhuma instituição específica voltada a esse grupo. Não há um órgão público, delegacia da mulher ou uma casa abrigo.

 “As soluções com respostas mais rápidas que temos encontrado são exatamente diagnosticar quais setores existentes nos municípios que possam ser fortalecidos com qualificação de profissionais e aquisição de uma mínima infraestrutura para que possam já realizar os atendimentos especializados à mulher vítima de violência, como por exemplo, os Creas e os Cras”, enfatizou a secretaria Gilberta Soares. “E se Alagoa Grande ainda não tem condição de criar uma secretaria que se implemente uma Coordenadoria da Mulher”, complementou.

Como representantes da Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Genildo Marques e Marcelo Santos Almeida, e pelo poder público municipal, compôs a mesa o vice-prefeito José Vamberto. Como resposta a proposição do MMT-PB e MMTR-NE ficou agendada uma reunião para o dia 05 de junho, a partir das 9h, em Alagoa Grande, entre o prefeito, a Secretaria de Estado da Mulher, representantes das áreas de saúde e assistência social do estado e município, mulheres do MMT-PB e MMTR-NE, e Sedup para articular uma rede de atendimento e proteção à mulher em Alagoa Grande.

Nenhum comentário: