quinta-feira, 22 de março de 2012

Seminário em Guarabira sobre a Lei Maria da Penha

O SEDUP e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) estão promovendo uma atividade em parceria em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo mundo no dia 8 de março. O seminário, Lei Maria da Penha: desafios e perspectivas, acontecerá no dia 22 de março de 2011, às 14h, no auditório do Centro Educacional Nossa Senhora da Luz que está apoiando a atividade.

O evento proposto pelo SEDUP, que todos os anos desenvolve ações no mês de março para comemorar e marcar esse dia de luta das mulheres, integra a programação do mês da mulher da SEMDH, que vem realizando atividades em vários municípios da Paraíba desde o início o mês. De acordo com Laurineide Laureano dos Santos, educadora do SEDUP, a realização desse seminário tem como finalidade “oferecer informações teóricas e práticas sobre como enfrentar as diferentes formas de violências praticadas contra as mulheres, particularmente no âmbito doméstico, espaço considerado de domínio da mulher, mas que em muitos casos tem se transformado num lugar de predominância de violação dos direitos humanos das mulheres; daí a importância de se intensificar a realização de eventos dessa natureza”, explica.

O Seminário irá discutir aspectos relacionados às diferentes formas de violência cometidas contra a mulher e de como a Lei Maria da Penha está sendo implementada no estado da Paraíba, a partir da colaboração da facilitadora Cândida Moreira Magalhães, Gerente Operacional de Enfrentamento à Violência Contra à Mulher, que é assistente social, advogada e mestra em sociologia com longos anos de experiência nessa área.

Segundo Gilberta Soares, Secretária Executiva da SEMDH, uma atividade como essa na região do Brejo “é de suma importância para a interiorização das ações de enfrentamento a violência contra a mulher que é uma das metas da SEMDH. A região de Guarabira é histórica nas lutas por cidadania e por direitos das trabalhadoras rurais, e é fundamental o envolvimento da sociedade civil organizada com a divulgação da Lei Maria da Penha para mulheres do campo”, completa.

Dirigida aos movimentos populares da região do brejo e à população de Guarabira o evento está sendo divulgado em vários municípios da região. Trabalhadoras rurais e urbanas, lideranças populares de municípios como Pilões, Pirpirituba, Cuitegí, Serraria , Araçagi, Alagoa Grande, Mogeiro , Solânea, Bananeiras, estão sendo mobilizadas para participação no evento. O Centro Educacional Nossa Senhora da Luz, que está apoiando o evento, está organizando turmas de jovens estudantes e professores/as para participar da atividade.

Nenhum comentário: