sábado, 12 de fevereiro de 2011

Construindo Cidadãos Através dos Tambores



A cultura, a música e a arte ganham espaço e repercussão no município de Sapé através do projeto Construindo Cidadãos Através dos Tambores, realizado pelo grupo Saperê com o financiamento do Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens Atores/Kellogg.

As atividades internas do grupo estão acontecendo semanalmente com uma média de 35 participantes, “um número acima do esperado”, segundo nos conta um dos responsáveis pelo projeto. Tudo isso é o resultado do desempenho do grupo e dos eventos realizados na cidade. A partir do projeto o grupo tem recebido vários convites para apresentações na cidade, a exemplo da Feira de Leitura na Escola Municipal da cidade, entre outras. Em todas as apresentações o Saperê tem sido aplaudido pelo público e pela a comunidade presente. A média de participação tem sido de 200 pessoas por evento, entre professores, gestores escolares, familiares e alunos.

Essas apresentações têm despertado, no público presente, o interesse em conhecer o grupo e como funcionam as atividades. A própria comunidade passou a ser valorizada através desse grupo. Esse trabalho tem atraído um outro olhar dos jovens que habitam a comunidade que é tão vulnerável e vitimada pela violência.

Nas oficinas realizadas pelo projeto alguns participantes relataram ser muito importante estar neste grupo, poder fazer algo que gosta e poder mostrar o que aprendeu em vários lugares. “A percussão é meu sonho!”, declarou um dos jovens.

Os próximos passos do grupo é a conclusão da pintura dos instrumentos, produção de um CD e realizar um encontro intermunicipal de percussão. Vamos esperar e torcer pelas boas novidades.

Nenhum comentário: