segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os Desafios da Escola Pública no Brasil

Seminário discute a qualidade da escola pública na região do brejo

O SEDUP - Serviço de Educação Popular e o Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira estão promovendo o Seminário Os Desafios da Escola Pública no Brasil, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a escola pública e a qualidade do ensino no Brasil. O seminário, que pretende reunir cerca de 80 participantes, entre professores e gestores de escolas públicas municipais e estaduais, lideranças populares e estudantes, será realizado no espaço do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira, neste dia 28 de outubro, a partir das 8h30.

Com a promoção desse momento de formação política e metodológica acerca do modelo e das condições da educação no Brasil e, mais especificamente, na região do brejo paraibano, o Fórum das Entidades e o SEDUP prentendem favorecer a socialização de conhecimentos e troca de experiências entre educadores de escolas formais e educadores populares e reuni-los em torno desse debate. A idéia é identificar as dificuldades, valorizar potencialidades e apontar quais os caminhos para melhorar a qualidade do ensino e da educação de um modo geral, dirigindo um olhar especial para a participação da sociedade e a contribuição dos educadores na definição e no controle social das políticas públicas.

O evento durará todo o dia e será composto de três momentos: uma primeira palestra com o Professor José Pacheco sobre os desafios da escola pública no Brasil. O professor é especialista em leitura e escrita e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Coordena desde 1976 a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto inovador baseado na autonomia dos estudantes. É autor de livros e artigos sobre educação a exemplo de Escola da Ponte, Caminhos para a inclusão e Sozinhos na Escola.

A tarde haverá a palestra do professor José Barbosa da Silva, do Campus I da Universidade Federal da Paraíba, precedida de uma exposição do projeto Formação de Professores de Escolas Públicas Rurais, desenvolvido pelo SEDUP, no Município de Pilões, com o apoio da Prefeitura local. A exposição será feita pela educadora popular do SEDUP e psicóloga Laurineide Laureano dos Santos. José Barbosa é professor titular da Universidade Federal da Paraíba.

Para realização do evento o Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira e SEDUP contaram com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese), do Brasil, e das entidades de cooperação internacional: Desenvolvimento e Paz, Misereor e Brazil Foundation. O sindicato está localizado no centro da cidade de Guarabira.

Nenhum comentário: