sábado, 2 de outubro de 2010

Nota Pública - Abong

Associação Brasileira de
Organizações não Governamentais

A propósito dos lamentáveis acontecimentos no Equador e em solidariedade ao povo equatoriano, a Abong como integrante da Mesa de Articulacion, subscreve e enfatiza a nota pública a seguir. Pedimos sua divulgação.

Alerta Equador

Expressamos nosso mais profundo respeito à soberania popular do Equador e nosso enérgico repúdio às tentativas golpistas que novamente ameaçam a democracia do continente. Um setor da polícia equatoriana se lançou contra o governo legítimo encabeçado pelo presidente Correa, desatando uma situação de violência que deve ser imediatamente freada e condenada por todos os países da América Latina, a comunidade internacional e as instituições globais.

A pouco mais de um ano do golpe em Honduras, a violação da constitucionalidade democrática no Equador por parte de um setor opositor ao presidente Correa, deve impulsionar uma condenação unânime e imediata aos que estão por trás da rebelião e a seus executores e uma defesa irrestrita ao governo democraticamente eleito pela cidadania.

A sociedade civil latino-americana chama aos governos de seus países a utilizar todos os mecanismos a seu alcance para resolver este conflito, defender as liberdades e direitos dos cidadãos e cidadãs equatorianos e apoiar o governo do Equador para que restabeleça o pleno controle. Neste sentido, é importante a rápida reação da UNASUR, cuja presidência temporária é, justamente, do Equador.

Manifestamos nossa preocupação pela repressão e situações de violação dos direitos humanos que esta rebelião pode provocar, especialmente pelas organizações da sociedade civil que em ocasiões como esta são perseguidas por defenderem a democracia.

É indispensável que se utilizem instrumentos da Justiça para sancionar esta grave violação ao Estado de Direito e que os governos da região busquem instaurar, a nível regional, um mecanismo efetivo que condene aos setores antidemocráticos que tentaram impor à força suas posições políticas e seus interesses.

MESA de Articulação de Associações Nacionais e Redes de ONGs da América Latina e Caribe

Comitê de Coordenação: Associação Brasileira de ONGs (ABONG), Asociación Latinoamericana de Organismos de Promoción (ALOP) e Asociación Chilena de ONGs ACCIÓN

http://www.mesadearticulacion.org/

[O SEDUP é filiada a Abong desde sua Fundação.]

Nenhum comentário: