segunda-feira, 29 de março de 2010

SEDUP integra diretoria regional da ABONG

Entre os dias 17 e 18 de março, a ABONG - Associação Brasileira de Ongs, da qual o SEDUP faz parte desde sua fundação, realizou, em parceria com o PAD (Processo de Articulação e Diálogo), o seminário ONGs e Movimentos Sociais: o desafio da sustentabilidade. Composto por três mesas que debateram, entre outros assuntos, a relação de ONGs e movimentos com o Estado e as agências de cooperação, o acesso a fundos públicos e privados, o encontro teve o objetivo de aprofundar questões prioritárias para associadas e demais organizações do campo político ao qual a ABONG pertence. Realizado em São Paulo, contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre representantes das associadas, estudantes, e demais interessados (as) no tema.

Mostra de ONGs

Organizada pelo regional São Paulo da ABONG, a Mostra de ONGs Associadas contou com a participação de entidades de todo o Brasil. Vídeos, livros, cartilhas e demais materiais produzidos pelas associadas permaneceram expostos durante os três dias de seminário e Assembleia. O principal objetivo da Mostra foi dar visibilidade ao trabalho das organizações que pertencem à ABONG, possibilitando também a troca de experiências e materiais entre os (as) presentes.

Assembleia Geral

A Assembleia Geral da ABONG, realizada a cada três anos, aconteceu logo após o término do seminário, entre os dias 18 e 19 de março. Contando com a participação de 72 associadas, a Assembleia elegeu os(as) diretores(as) regionais e executivos(as) para o próximo triênio (2010-2012), além dos conselhos fiscal e de ética. Luciel Araújo de Oliveira, coordenador do SEDUP, passou a integrar a Diretoria Regional Nordeste I, formada pelos estados de Pernambuco e Paraíba.

Durante a Assembleia, foi debatida e aprovada a Carta de Princípios da ABONG, além de textos políticos produzidos para este momento. Foi feita também a apresentação do Relatório Trienal, publicação que traz a prestação de contas da gestão que termina.

Para maiores detalhes sobre os três dias de evento acesse o site da ABONG: www.abong.org.br

.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Jovens realizam II Festival de Juventude

O Fórum de Juventude de Guarabira (FJG) está realizando de 23 à 26 de março o II Festival de Juventude de Guarabira. O evento é composto de palestras nas escolas da rede pública e escolas privadas, na zona urbana e rural do município de Guarabira, e de atividades de rua, com apresentações culturais em praça pública.

O II Festival de Juventude, que conta com o apoio do SEDUP e do Projeto ATORES, tem como objetivo provocar na juventude o exercício do protagonismo, através do acesso ao saber sócio-educativo, cultural e artístico, visando o desenvolvimento pessoal e coletivo dos jovens da sociedade.


Com essa ação o Fórum pretende discutir com a juventude temas fundamentais para a vida dos jovens na sociedade. Entre os assuntos escolhidos para as palestras estão o tema das drogas, da gravidez na adolescência, dos preconceitos e dos direitos dos cidadãos.

O Fórum de Juventude é um espaço onde os jovens se reunem para discutir políticas públicas de juventude. A necessidade da juventude se reunir e dialogar sobre políticas públicas e seus problemas fez nascer, em 15 de setembro de 2008, o Fórum de Juventude de Guarabira (FJG). Esse Fórum foi criado após a realização da I Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude, realizada de 2007, em Guarabira, pelos jovens, com o apoio do ATORES.


Atualmente faz parte do FJG: Movimento de Adolescente e Crianças (MAC); Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD); Comunidade Talita; Associação Menores com Cristo (Amecc); Movimento Nacional de Luta por Moradia; Fundação CUCA; Grupos de Jovens em Ação (Gaja) e outros jovens que não estão ligados a nenhum grupo específico.


Além do SEDUP a ATORES o Festival conta ainda com apoio do 4º Batalhão de Polícia Militar, 3º BBM, Ajac, Prefeitura Municipal de Guarabira e Casa dos Botões.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ação nos bairros 2010



Para fortalecer as organizações populares do município, o SEDUP apóia as ações dessas organizações para o diálogo em torno de políticas públicas de qualidade. Estimula através do Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira o trabalho coletivo em forma de parceira.
Nessa última terça-feira, 23 de março, participou, juntamente com os representantes do Fórum, de uma reunião com o Secretário de Saúde do município, na associação de moradores do bairro do nordeste I (Asscobane). Na pauta estavam às reivindicações da população em relação ao funcionamento do Posto de Saúde da Familia (PSF) do bairro, entre outras questões. Como resultado o grupo presente considerou positiva a relação estabelecida com o representante do poder público e se mantém na expectativa de que os compromissos firmados nessa reunião sejam cumpridos.
.

Mulheres na luta

Durante o mês de março o SEDUP estará realizando atividades importantes para celebrar o mês da mulher. A programação iniciou com diversos programas de rádios voltados para discussão do tema das políticas públicas para mulheres.

Em parceria com o Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira realizou, também, uma roda de diálogo com a participação de Estelizabel, Bezerra, ativista do movimento feminista no estado da Paraíba, que debateu com representantes das entidades a implantação de políticas para mulheres no estado e no município e as implicações na melhoria da qualidade de vida não só das mulheres, mas, consequentemente, de toda a poulação. Além disso, foi realizado também um ato público para divulgar a luta das mulheres em nosso município. Em seguida, tod@s participaram uma Sessão Especial comemorativa do Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal. O Dia Internacional da Mulher completa 100 anos de sua criação.

.

quarta-feira, 24 de março de 2010

"Modos de fazer" ler

Acontece de quinta-feira, 25, ao sábado 27 de março, em Guarabira, a Primeira Jornada Pedagógica do Projeto Formação de professores de escolas rurais: Fortalecendo a Educação do Campo desenvolvido pelo SEDUP. Esse projeto oferece capacitação, acompanha o planejamento e a ação dos professores em sala de aula e discute a criação de conselhos escolares no município de Pilões, desde março de 2008. Essa ação conta com o apoio da Brazil Foundation, financiamento do Instituto HSBC Solidariedade e parceria da Prefeitura de Pilões. Abaixo uma entrevista com o professor Élie Bajard, Doutor em Lingüística pela École des Hautres Études. Trabalha com formação de professores há mais de 40 anos em vários países a exemplo da Argélia, Marrocos e França. No Brasil idealizou o projeto do Ministério da Educação e Cultura que se chamava Pró Leitura em de 1990 a 1994. Já trabalhou com formação em 12 estados brasileiros e será o facilitador desse mais recente módulo de formação com os professores das escolas rurais de Pilões.


Em que consiste a metodologia que será trabalhada nessa formação durante esses três dias?

Sensibilizar os professores a uma abordagem da leitura baseada na prática do livro. Aprender a ler sem livro é o mesmo que aprender a nadar sem água. Durante a formação pretendo oferecer aos educadores dois “modos de fazer” educacionais que poderão dar sentido à sua atuação, qualquer que seja o método utilizado por eles.

O primeiro “modo de fazer” consiste em propor à criança afastada do mundo da leitura a aproximação do livro que as crianças de pais letrados recebem em casa, isto é, escutar textos e folhear livros. Cada pessoa letrada pode se tornar mediadora de leitura.

O segundo “modo de fazer” se dirige ao professor para que ele possa colocar a criança numa verdadeira situação de descoberta de texto. O ato de ler consiste em transformar um texto desconhecido em texto conhecido. Esse ato deve ser introduzido no âmago de qualquer método, pois o professor tem a responsabilidade de ensinar a criança a compreender o texto.


Quais suas expectativas em relação à experiência de trabalhar uma metodologia como essa numa realidade como a do Nordeste rural do Brasil?

Espero conseguir suscitar nos professores que eles precisam de livros para trabalhar a prática da leitura. E espero conseguir convencê-los de que precisam disso. Imagino que posso encontrar professores que não tenham nada para trabalhar, não tenha livros, e quem irão me questionar sobre como fazer. Como ensinar alguém a nadar numa tal situação de seca em que me encontro?


Há quanto tempo trabalha essa metodologia? E porque aceitou o convite do SEDUP?

Moro em Paris e trabalho há mais de 40 anos em vários lugares do mundo. Nunca trabalhei diretamente no meio rural no Brasil. E quando soube que essa experiência seria no interior da Paraíba me interessei em vir.

.

Ficha Limpa na pauta da Câmara em 7 de abril

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, afirmou na tarde desta terça-feira (23/03), que o PLP da Ficha Limpa entrará na pauta do plenário no dia 7 de abril. A informação foi dada após a reunião com o colégio de líderes quando o presidente pediu aos parlamentares que levem suas colaborações para o aprimoramento da proposta.


Na semana passada, quando o deputado Índio da Costa, entregou ao presidente o texto consensual sobre o tema produzido pelo grupo de trabalho da casa, Temer afirmou à imprensa que a Ficha Limpa só entraria na pauta quando o assunto fosse tratado favoravelmente com os líderes partidários. Na avaliação do membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Daniel Seidel, o presidente da Câmara, cumpriu com a sua palavra. “O projeto está em pauta e agora cabe à sociedade manter os contatos com os parlamentares de seus estados cobrando deles o comprometimento com a iniciativa”, disse.


Seidel acrescentou que o MCCE dará continuidade ao trabalho de esclarecimentos dos parlamentares ainda resistentes à proposta, para que estes sejam convencidos dessa questão. “Vamos lutar pela aprovação do projeto Ficha Limpa. A aprovação pelos deputados será a demonstração de que toda a sociedade brasileira vem esperando”, finalizou.

O projeto de lei que irá à apreciação no plenário tem como principal norteador o PLP 518/09, que ficou conhecido como Ficha Limpa, além de aspectos de outros 10 projetos a respeito das inelegibilidades. Lançada em 2008, a Campanha Ficha Limpa arrecadou mais de 1,6 milhão de assinaturas para o projeto de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. O resultado da coleta assim como a proposta de projeto chegou ao Congresso Nacional no dia 29 de setembro. Caso o PLP seja votado ainda neste semestre no Senado Federal, ele poderá valer para as próximas eleições.

Fonte: Assessoria de Comunicação SE- MCCE.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher 2010

Pela imediata execução das propostas orçamentárias do Orçamento Público Municipal de Guarabira


Como resultado da participação das mulheres no Orçamento Público Municipal de Guarabira, algumas propostas que reforçam a luta da mulher por direitos foram apresentadas ao Poder Público.


E para o ano de 2010 a Câmara Municipal aprovou, em forma de emenda, três importantes propostas. São as seguintes:

1. Casa das Mulheres Vítimas de Violência;

2. Programa de Prevenção para Mulheres Vitimas de Violência;

3.Casa de Passagem para Criança e Adolescentes.

Por isso, durante esse mês de março, mês em que se comemora os 100 anos do Dia Internacional da Mulher iniciamos uma jornada de luta pela implantação dessas propostas. Participe conosco!