quarta-feira, 29 de abril de 2009

Balanço da Campanha “Ficha Limpa”


Em 2008, na 46ª Assembleia Geral dos Bispos, em Indaiatuba (SP), a CNBB aprovou a Campanha “Ficha Limpa” com o objetivo de recolher 1,3 milhão de assinaturas para apresentar no Congresso Nacional um Projeto de Lei de Iniciativa Popular visando modificar a lei de inelegibilidade. O projeto é desenvolvido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que congrega 40 entidades, dentre as quais a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) da CNBB.

“Um ano se passou após a aprovação da Campanha Ficha Limpa, que foi votada em plenário e aprovada de forma unânime pelos bispos na 46ª Assembleia Geral da CNBB. Hoje, vim aqui para apresentar os dados obtidos em todo o Brasil”, disse a ex-secretária executiva do MCCE, Suylan Midlej.

De acordo com números apresentados, foram recolhidos 644,773 mil assinaturas. Deste total, 77,8% vêm das dioceses e paróquias. “Isso mostra a força social da Igreja e o quanto ela é importante para a sobrevivência desse projeto, dentre outros”, afirma a ex-secretária.

O que é o Projeto?

O projeto de lei de iniciativa popular sobre vida preressa dos candidatos visa alterar a Lei Complementar número 64, de 1990, tornando inelegíveis pessoas em débito com a justiça, julgadas em primeira instância, e também parlamentares que renunciam ao cargo para não serem cassados.

Em 1999, o MCCE promoveu uma ação similar que resultou na criação da Lei 9.840, estabelecendo penas severas para os crimes de compra de votos e uso indevido da máquina administrativa.

O MCCE na luta pela Conscientização Eleitoral já conseguiu a cassação de mais de 600 políticos em todo o Brasil.

Fonte: site CNBB e assessoria de comunicação da SE-MCCE
http://www.cnbb.org.br

Nenhum comentário: