sábado, 14 de setembro de 2013

I SEMINÁRIO MULHER E POLÍTICAS PÚBLICAS É REALIZADO EM GUARABIRA











“Eu passei a me enxergar mulher depois que entrei para o Movimento. Foi nele que aprendi sobre meus direitos e comecei a perceber a vida de outra forma”. Luzia Soares iniciou com essa frase sua apresentação durante as atividades do I Seminário Mulher e Políticas Públicas realizado neste sábado (14), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira-PB. Luzia, Francisca, Marinês, Tuta, Josefa, Hildevânia, Euzelma, Bethânia, Gisa, Maria, e cerca de 60 outras mulheres, da região do Brejo Paraibano e de João Pessoa, estiveram reunidas hoje com o objetivo de discutir sobre o fortalecimento das ações do Movimento da Mulher Trabalhadora (MMT-PB) e articular estratégias regionais e estabelecer diálogos com a gestão pública. O evento foi realizado pela A Associação de Serviço de Educação Popular (Sedup) e o MMT-PB.

Na programação duas grandes temáticas foram fontes de inspiração para debates que colaboraram no reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania das participantes. Na parte da manhã foi discutido o tema “Mulheres nas Lutas Sociais” com a presença da presidente do MMT-PB, Euzelma Belarmino, das agricultoras de Alagoa Grande e associadas ao MMT-PB, Tuta e Luzia Soares, da professora da Universidade do Estado da Paraíba (UEPB), Rita de Cássia Cavalcante e Hildevânia Macedo, da Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba. Hildevânia explicou sobre as linhas de ação da Rede: Enfrentamento a Violência contra Mulheres; Políticas Públicas; Reforma Política e Democratização do Poder; Legalização do Aborto e Descriminalização das Mulheres, e reforçou a defesa do aborto em casos de riscos de vida à mulher e ou ao bebê, de violência sexual e de malformação congênitas.

As representantes do MMT apresentaram a trajetória das ações do Movimento e deram depoimentos sobre a importância dos grupos organizados em suas formações. “É à força dos movimentos sociais na rua com seus papéis reivindicatórios, pautando o governo, que promoveu as mudanças e conquistas dos direitos em nosso país”, ressaltou a professora Rita de Cássia. No período da tarde o tema da discussão foi políticas públicas voltadas para a mulher. A conversa foi conduzida por Maria Suêldes Alves de Araújo, da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Márcia Amaral, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher de Guarabira e a Secretária Municipal de Agricultura de Alagoa Grande -PB, Valdenice do Nascimento.  Cada uma das gestoras apresentou as ações de suas pastas e orientou sobre a elaboração e importância de políticas públicas que representem a realidade de cada município.

Outra questão levantada foi sobre mecanismos de políticas públicas que ainda não estão voltadas para cada segmento social. “A ausência de políticas para certos segmentos é tão grande, que precisamos assumi-los em nossa secretaria. Iniciamos rodas de diálogo com o grupo LGBT, por exemplo, e já estamos articulando uma gerência de igualdade racial”, afirmou Márcia Amaral, da Secretaria de Guarabira. No entanto, durante o debate foi salientado a importância de se tornarem específicas tais políticas principalmente em decorrência das leis orçamentárias. Posterior ao debate, dois grupos foram formados pelos participantes e deles levantadas demandas que serão encaminhadas às gestões públicas para às devidas providências solicitadas.

A programação ainda contou com uma bonita ciranda e um samba de roda organizado por Cida da comunidade quilombola Caianas das Crioulas, de Alagoa Grande. Além da cantoria de Luzia e Tuta interpretando a música “Eu Quero Ser”, tema da IV Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia.  “Este foi um importante espaço para que todas nós pudéssemos conversar, reivindicar e propor melhorias para as mulheres da região do Brejo Paraibano” finaliza Tuta, agricultora de Alagoa Grande e associada ao MMT-PB. Estiveram presentes no Seminário, representantes ligadas ao Movimento, além da participação de mulheres cidadãs, representantes dos municípios de Pirpirituba, Pilões, Araçagi, Alagoa Grande, Bananeiras e Solânea, região do Brejo Paraibano.

Nenhum comentário: