sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CURSO SOBRE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DISCUTE DIREITOS E DEVERES DE TODOS

 
 
 
“As relações sociais são fundamentais para aprimorar o conhecimento e colaborar no processo político”, essa frase de Dinalva Mariano, educadora do Serviço de Educação Popular (Sedup), traduz como foram as discussões e o intercâmbio de ideias durante o I Módulo do Curso “Participação Cidadã: Formação Humana, Política e Social” realizado nesta sexta-feira (20), no Centro das Pastorais Sociais, pela equipe do Sedup.

 O objetivo desses encontros, ainda terão mais dois módulos, é ampliar a percepção dos participantes sobre a sua realidade social através do reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania com intuito de promover sua participação na vida pública. Na programação duas temáticas importantes estiveram na pauta: “Democracia e Cidadania” debatida durante o período da manhã e “Participação Popular” a tarde.
 

 
“Eu estou participando do curso modulado para aprimorar, aprender e cada vez mais participar das decisões da minha comunidade e porque estou insatisfeito com as nossas políticas públicas”, ressaltou Diego Domingues, do bairro Nossa Senhora Aparecida. Já Alecsandro da Fonseca, líder comunitário do bairro Mutirão, explica que as atividades podem colaborar “no processo de participação popular e no fortalecimento da democracia”.

O curso ainda contará com mais dois módulos: Gestão Democrática e Políticas Públicas que ocorrerá no dia 04 de outubro e Comunicação, Cidadania e Práticas de Participação Popular no dia 18 de outubro.  

 

 

 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CURSO DE JURISTAS POPULARES CHEGA EM SUA RETA FINAL


 
No último sábado (14) ocorreu a Avaliação Final do Curso de Juristas Populares de Guarabira-BH. O curso de formação é direcionado à lideranças comunitárias com objetivo de capacitá-los com noções de todas as áreas do Direito, como Direito do Consumidor, do Trabalho, de Família, Penal, Previdenciário, dentre outros, para serem multiplicadores em suas localidades, como intermediários do meio jurídico, mesmo não podendo atuar como advogados. No total, 21 comunitários foram capacitados durante o primeiro semestre deste ano.

No encontro os juristas participaram de avaliações escrita e oral através de depoimentos. Posteriormente foi organizada uma roda de diálogos para um bate papo sobre as expectativas alcançadas e melhorias em relação ao curso. Também foram definidas ações e responsáveis pela organização da formatura que será realizada no próximo dia 28 de setembro das 16h às 22h no Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC). Alecsandro da Fonseca, líder comunitário do bairro Mutirão, foi escolhido como orador da turma e Andréa de Lourdes Costa como representante no juramento.



O curso Juristas Populares é um projeto firmado entre a Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves  e a Fundação Interamericana (IAF), em parceria com o Serviço de Educação Popular (Sedup). Dividido em oito módulos sobre os diversos direitos e cinco oficinas ao longo do semestre. Um dos mais importantes resultados desta formação é a possibilidade de capacitar pessoas que podem orientar os cidadãos para os órgãos competentes para resolverem seus problemas jurídicos.

Formatura II Turma de Juristas Populares de Guarabira-PB

Data: 28 de setembro de 2013
Horário: das 16h às 22h
Local: Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC)

sábado, 14 de setembro de 2013

I SEMINÁRIO MULHER E POLÍTICAS PÚBLICAS É REALIZADO EM GUARABIRA











“Eu passei a me enxergar mulher depois que entrei para o Movimento. Foi nele que aprendi sobre meus direitos e comecei a perceber a vida de outra forma”. Luzia Soares iniciou com essa frase sua apresentação durante as atividades do I Seminário Mulher e Políticas Públicas realizado neste sábado (14), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira-PB. Luzia, Francisca, Marinês, Tuta, Josefa, Hildevânia, Euzelma, Bethânia, Gisa, Maria, e cerca de 60 outras mulheres, da região do Brejo Paraibano e de João Pessoa, estiveram reunidas hoje com o objetivo de discutir sobre o fortalecimento das ações do Movimento da Mulher Trabalhadora (MMT-PB) e articular estratégias regionais e estabelecer diálogos com a gestão pública. O evento foi realizado pela A Associação de Serviço de Educação Popular (Sedup) e o MMT-PB.

Na programação duas grandes temáticas foram fontes de inspiração para debates que colaboraram no reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania das participantes. Na parte da manhã foi discutido o tema “Mulheres nas Lutas Sociais” com a presença da presidente do MMT-PB, Euzelma Belarmino, das agricultoras de Alagoa Grande e associadas ao MMT-PB, Tuta e Luzia Soares, da professora da Universidade do Estado da Paraíba (UEPB), Rita de Cássia Cavalcante e Hildevânia Macedo, da Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba. Hildevânia explicou sobre as linhas de ação da Rede: Enfrentamento a Violência contra Mulheres; Políticas Públicas; Reforma Política e Democratização do Poder; Legalização do Aborto e Descriminalização das Mulheres, e reforçou a defesa do aborto em casos de riscos de vida à mulher e ou ao bebê, de violência sexual e de malformação congênitas.

As representantes do MMT apresentaram a trajetória das ações do Movimento e deram depoimentos sobre a importância dos grupos organizados em suas formações. “É à força dos movimentos sociais na rua com seus papéis reivindicatórios, pautando o governo, que promoveu as mudanças e conquistas dos direitos em nosso país”, ressaltou a professora Rita de Cássia. No período da tarde o tema da discussão foi políticas públicas voltadas para a mulher. A conversa foi conduzida por Maria Suêldes Alves de Araújo, da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Márcia Amaral, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher de Guarabira e a Secretária Municipal de Agricultura de Alagoa Grande -PB, Valdenice do Nascimento.  Cada uma das gestoras apresentou as ações de suas pastas e orientou sobre a elaboração e importância de políticas públicas que representem a realidade de cada município.

Outra questão levantada foi sobre mecanismos de políticas públicas que ainda não estão voltadas para cada segmento social. “A ausência de políticas para certos segmentos é tão grande, que precisamos assumi-los em nossa secretaria. Iniciamos rodas de diálogo com o grupo LGBT, por exemplo, e já estamos articulando uma gerência de igualdade racial”, afirmou Márcia Amaral, da Secretaria de Guarabira. No entanto, durante o debate foi salientado a importância de se tornarem específicas tais políticas principalmente em decorrência das leis orçamentárias. Posterior ao debate, dois grupos foram formados pelos participantes e deles levantadas demandas que serão encaminhadas às gestões públicas para às devidas providências solicitadas.

A programação ainda contou com uma bonita ciranda e um samba de roda organizado por Cida da comunidade quilombola Caianas das Crioulas, de Alagoa Grande. Além da cantoria de Luzia e Tuta interpretando a música “Eu Quero Ser”, tema da IV Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia.  “Este foi um importante espaço para que todas nós pudéssemos conversar, reivindicar e propor melhorias para as mulheres da região do Brejo Paraibano” finaliza Tuta, agricultora de Alagoa Grande e associada ao MMT-PB. Estiveram presentes no Seminário, representantes ligadas ao Movimento, além da participação de mulheres cidadãs, representantes dos municípios de Pirpirituba, Pilões, Araçagi, Alagoa Grande, Bananeiras e Solânea, região do Brejo Paraibano.

domingo, 4 de agosto de 2013

Ciranda de Direitos realiza mais de 400 atendimentos no bairro Mutirão






Ciranda é uma dança de roda onde todos de mãos dadas reúnem crenças, diversidade e solidariedade. Foi assim a Ciranda de Direitos realizada na última sexta-feira (02), no bairro Mutirão, em Guarabira/PB. O encontro foi organizado pela Associação Serviço de Educação Popular (SEDUP) e a Fundação Margarida Alves, de João Pessoa, além do apoio da Associação Comunitária de Moradores do Mutirão. O evento contou com a participação de cerca de 20 juristas populares que passaram pelo Curso de Formação em Juristas Populares promovido pela Fundação em conjunto com o Sedup no primeiro semestre de 2013.

Mais de 300 pessoas puderam ter aconselhamento jurídico com os cursistas e ainda tiraram carteira de identidade, de trabalho, CPF, cartão do SUS, além de conseguirem informações sobre benefícios do INSS, sobre o programa Bolsa Família e orientação sobre primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros. No total foram mais de 400 atendimentos das 9h às 16h na Escola Estadual João Francelino da Silva.

O público presente ainda foi atendido pela equipe da Secretária de Saúde que verificou a pressão dos participantes e realizou o teste de glicemia. Apresentações culturais também estiveram na programação da Ciranda de Direitos. O Grupo de Dança Estilo Livre de Cuitegí formado por 15 jovens encantou os presentes. O encontro contou com  a parceria do Programa Cidadão (SEDH), da Casa de Cidadania, Procon, Polícia Civil, Proerd do 4º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Espaço LGBT (SEMDH), Previdência Social (INSS) e as Secretarias Municipais de Saúde e Ação Social de Guarabira.

sábado, 27 de julho de 2013

CIRANDA DE DIREITOS em Guarabira


Neste sexta (2 de agosto) acontecerá a Ciranda de Direitos, a partir das 9h, no Bairro Mutirão, em Guarabira, onde serão oferecidas oportunidades para a população se aproximar do acesso aos seus direitos e exercer plenamente sua cidadania. A CIRANDA DE DIREITOS está sendo promovida pelo SEDUP em parceria com a Fundação Margarida Maria Alves, a II Turma do Curso de Formação de Juristas Populares a acontecer no interior da Paraíba (Guarabira e região) e muitos outros parceiros. Dentre os serviços ofertados está o Aconselhamento Jurídico, protagonizado pelos/as alunos/as do Curso de Formação de Juristas Populares, auxiliados por advogados/as voluntários/as e colaboradores/as da Fundação. O aconselhamento tem como objetivo direcionar a população para a solução de questões ligadas às mais diversas àreas do Direito. Além disso, será possível participar da Oficina de Educação Ambiental para aprender a fazer o sabão ecológico, que tem como matéria prima o óleo de cozinha usado.

Ciranda de Direitos:
Local: E.E.E.F João Francelino da Silva, Mutirão, Guarabira/PB
Data: 02/07/2013


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Resultado FINAL do processo de Seleção SEDUP.2013

O SEDUP – Serviço de Educação Popular informa o resultado da SEGUNDA e última etapa do edital que selecionou candidatas/os para preenchimento de uma (1) vaga de EDUCADOR(A) POPULAR para desenvolver ações no projeto PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E ORÇAMENTO PÚBLICO.

1. CANDIDATA APROVADA NA ENTREVISTA PARA CONTRATAÇÃO IMEDIATA:
-  RAQUEL DA SILVA SANTOS.

O senhor Clemilson de Souza França foi o segundo classificado na entrevista e permanece na suplência.

O SEDUP AGRADECE A TODAS/OS OS CANDIDATAS/OS QUE PARTICIPARAM DO EDITAL.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Câmara Municipal inicia a audiência para LDO-2014







A Câmara Municipal de Guarabira deu inicio nesta terça–feira (04/06) às audiências para discussão sobre a Lei de Diretrizes Orçamentário-LDO/2014. Com a participação dos representantes do poder legislativo e do Fórum de entidades populares e movimentos sociais de Guarabira, o projeto de Lei nº 09/2013, que legitima a proposta orçamentária, foi apresentado pela comissão de orçamento da câmara.

As entidades presentes pontuaram algumas questões referentes aos termos usados para apresentar as políticas públicas das secretarias aos percentuais dos créditos adicionais, entre outras. A partir destes, foi encaminhado a realização de outra audiência para o próximo dia 11 de junho que contará com a presença da contadora do município para que sejam feitos esclarecimentos sobre a peça orçamentária.     

Representantes do Fórum Cidade são eleitos delegados na Conferência das Cidades de Guarabira





A Conferência das Cidades de Guarabira aconteceu no último dia 22 de maio no auditório do colégio da Nossa Senhora da Luz, reunindo representantes das organizações da sociedade civil e dos poder público através das secretarias de planejamento, de meio ambiente, de indústria e comércio, de infraestrutura e do gabinete da prefeitura.

Um dos momentos mais importantes da conferência foi a discussão sobre os eixos temáticos da Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU; dos Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial; das Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade. 

Seguida pela socialização das discussões com apresentação dos grupos, deu-se a escolha dos delegados que  garantiu a participação significativa dos representantes da sociedade civil organizada na etapa estadual que acontecerá no segundo semestre.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

I Encontro da Rede de Articulação Cidadã na região aconteceu em Guarabira





No último dia 17 de maio aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira/STR o I Encontro da Rede de Articulação Cidadã da região com a finalidade de mobilizar as entidades da região para a realização de ações comuns.

O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada dos municípios de Pilões, Pirpirituba, Duas Estradas, Cuitegi e Guarabira que discutiram durante o dia a conjuntura sócio-política na região e a atuação dos movimentos na região.

Para dar conta dos encaminhamentos discutidos no encontro formou uma comissão com representantes desses municípios que estarão se reunindo no próximo dia 14 de junho para planejar as ações da rede.