quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fórum de Juventude discute CMJ com prefeito



No dia 03 de agosto às 10hs aconteceu uma audiência com o Prefeito constitucional do município de Guarabira com o objetivo de apresentar os nomes dos conselheiros da sociedade civil que foram escolhidos em uma assembleia popular entidades que têm trabalhos com juventude por segmento: assistência social, esporte, grêmios estudantis, deficiência, raça e etnia, cultura.
Essa determinação acerca da escolha dos conselheiros obedece ao projeto de lei da criação do Conselho Municipal de Juventude de Guarabira. A posse desses conselheiros é um procedimento legal e necessário para o funcionamento das políticas de juventude. Como encaminhamento o poder público deverá eleger os representantes das secretarias.
Fica marcado a posse dos conselheiros do poder público e sociedade civil organizada para o dia 29 de Agosto de 2012 na câmara municipal de vereadores de Guarabira.

Fórum Cidade se reuniu para planejar estratégias de ação



A reunião do dia 27 de julho iniciou com informes sobre a participação do Fórum Cidade no intercâmbio para apresenta sua experiência em políticas públicas e controle social no Centrac, em Campina Grande, com a coordenação da entidade Periferia assessora da Misereor; participação de uma reunião com a representante da entidade financiadora do curso de Jurista Popular onde foi feita uma avaliação do curso.
Uma das ações encaminhadas foi o debate com os candidatos para discutir as propostas da sociedade civil para a gestão pública. Para isso foi montada uma comissão para organizar e realizar o debate com os candidatos a prefeito de Guarabira prevista para o dia 09 de Agosto de 2012, na FCD.
Quanto ao uso de mecanismo de participação no poder legislativo, ficou acertado a realização de uma Tribuna Livre para debater a funcionalidade dos Conselhos Gestores no município e suas ações. Sendo importante também garantir o acompanhar as sessões na Câmara de vereadores onde foi apresentada a proposta que cada entidade acompanhe as sessões iniciando no mês agosto.
Para dinamizar as atividades do Fórum Cidade, uma estratégia discutida será a elaboração de um projeto de sustentabilidade para o Fórum.  

Fórum de juventude retoma ação para o semestre



No dia 04 de julho aconteceu na sede do Sedup mais uma reunião de Planejamento de atividades do Fórum de Juventude para esse semestre onde se levantou prioridades de ações para os grupos, com vistas a dinamizar as atividades dessa organização.
Entre as prioridades destacamos a realização do Festival de Juventude; a reivindicações em torno da posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Juventude de Guarabira; a realização de Ato Público enfocando o problema do extermínio da juventude; e, a elaboração de uma Carta com propostas da juventude para apresentar aos candidatos a prefeito e vereadores/as do município.
Além disso, consideraram de imediato o encaminhamento para marcar audiência com o prefeito constitucional do município de Guarabira para empossar os conselheiros do conselho municipal de juventude.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

III Módulo do Curso Participação Popular e Controle Social




No último sábado dia 28 de julho aconteceu o III e último Módulo do Curso sobre Participação Popular e Controle Social de Políticas Públicas, realizado pelo Sedup com a participação de representantes de vários municípios da região. O evento aconteceu no auditorio do Colégio Nossa Senhora da Luz das 8h até as 16h e teve como temática de trabalho “O Papel do Ministério Público” ministrado pelo Gerente Operacional de Enfrentamento à Violência Contra à Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e advogada Cândida Moreira Magalhães.
Além da boa participação em termos de frequência o curso teve uma boa intervenção e interlocução com a facilitadora. Na ocasião foi entregue os certificados para os participantes dos três módulos. Todos avaliarem o encontro como muito proveitoso e rico em informações sobre o funcionamento e acesso ao ministério público.
A previsão é que outras formações como essa aconteçam para manter o intercambio entre os municípios em torna da participação cidadã na gestão pública.