quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Lagoa Seca receberá VI Encontro Paraibano de Agroecologia

Terá início na próxima quarta-feira, 24 de outubro, a partir das 14h, no Convento Ipuarana em Lagoa Seca-PB o VI Encontro Paraibano de Agroecologia (EPA). O encontro, que segue até a sexta-feira, 26 de outubro, reunirá agricultoras e agricultores experimentadores de todas as microrregiões do estado com o objetivo de compartilhar experiências de fortalecimento da agricultura familiar camponesa agroecológica, e ao mesmo tempo, colocar em evidência os diferentes modelos de agricultura em disputa, a partir da trajetória de luta e de resistência das famílias agricultoras em suas regiões. O IV EPA é promovido pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB) e é uma preparação para o VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA) que acontecerá nos dias 19 a 23 de novembro na cidade de Januária, Norte de Minas Gerais.
O EnconASA, promovido pela Articulação no Semiárdio Brasileiro (ASA) será dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para o Semiárido e fortalecimento das experiências de convivência com a região. O EnconASA é também um momento de intercâmbio de cultura, valores e conhecimentos entre aqueles que buscam, em conjunto, construir um Semiárido onde o acesso à água e à terra seja apenas o primeiro passo para uma vida digna na região.
A programação dos três dias do VI EPA contará com trabalhos em grupo, debates e oficinas, onde serão apresentadas experiências bem sucedidas implementadas pelas famílias no campo da agroecologia sobre temas como acesso à água e à biodiversidade, acesso à terra e território, políticas de assessoria técnica (ATER/ATES), financiamento e fundo rotativo solidário e educação no campo, entre outros. A realização das oficinas temáticas partirá dos resultados da sistematização das experiências em seus territórios num esforço de resgate de conhecimentos e saberes, identificando lições aprendidas, procurando destacar os avanços e as limitações da experiência para a construção do conhecimento para a convivência com o Semiárido.
Participará do encontro o antropólogo, pesquisador e educador popular Carlos Rodrigues Brandão, que contribuirá com a reflexão sobre a importância e o significado de espaços como o do EPA e EnconASA para afirmação da identidade da agricultura familiar camponesa do semiárido.


Mais informações e sugestão de entrevistados/as:
Marcelo Paranhos: 9972-2042
Glória Batista: 8620-5943
Ari Sezsyhta: 88012417/99213740
Raquel Nunes: 9900-9186

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Programa de rádio - VOTO CONSCIENTE





O programa de rádio ATUAÇÃO, da Associação SEDUP – Serviço de Educação Popular, vai ao ar todas as sextas-feiras, das 12h às 13h, através da Radio Comunitária Comunidade Geral FM. Na última quinta feira, dia 20 de setembro de 2012, foi realizado, extraordinariamente, das 7 às 9h da manhã, numa parceria com a rádio, um programa sobre o tema do voto consciente.

O objetivo desse tipo de programa é contribuir para o esclarecimento sobre a importância do voto numa democracia representativa. O Programa tratou, especialmente, do significado e do sentido da escolha dos candidatos/as e do VOTO CONSCIENTE. Com a participação do Bispo da Diocese de Guarabira, Dom Lucena; Ricardo Moreno (MAC) e Seu Josa (Albergue São Vicente de Paula), representando o Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira; e de Laura Laurineide Laureano representante do SEDUP e o COMITÊ 9840.
 
O telefone 3271 7665 esteve aberto a participação dos/as ouvintes que puderam fazer seus questionamentos e contribuições que eram anotadas e transmitidas aos/as participantes do programa. Durante o programa foram recebidos telefonemas de pessoas que estavam acompanhando pela internet. O programa esteve online pelo blog radiocomunidadegeralfm.blogspot.com. Algumas pessoas reforçaram a o importância do programa e do tema.

Território do Piemonte da Borborema discute projeto para região




O Território do Piemonte da Borborema é uma articulação que busca articular as ações dos municípios para a discussão e o enfrentamento dos problemas sociais através do desenvolvimento de ações para a implantação e políticas públicas que qualificam a vida das populações desses municípios.  

Para isso vem realizando atividades de formação de organização junto às entidades para debater projetos a serem desenvolvidos na região. Nesse mês realizou uma reunião da coordenação para a elaboração do projeto de desenvolvimento e fortalecimento da produção, em nossa região. Além disso, preparamos também a pauta do nosso próximo encontro que se realizará na cidade de Araruna, no dia 27 de setembro, na Sede da AFINK.

Participação em eventos








A participação do Sedup em evento no município tem contribuído para dar visibilidade às demandas da sociedade civil organizada e articulação atividades com as organizações no município. 
  
O SEDUP, atendendo um convite do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Guarabira, participou do debate entre os candidatos à prefeito de nossa cidade. Entre as propostas os dois candidatos afirmaram a garantia do piso salarial dos professores, recuperação de escolas, funcionamento pleno dos Conselhos da Educação e qualificação para os professores através de formação.

Também este mês participou da 5ª Semana Social Brasileira, da Diocese de Guarabira. Momento de grande aprendizado e reflexão onde pudemos nos posicionar sobre a atual conjuntura brasileira, dos Direitos humanos e da participação social.
Estiveram presentes neste momento a Professora da UFPB Nazaré Zenaíde e a Ouvidora de Polícia do Estado  Valdênia Paulino. O evento reuniu também representação de toda a Diocese de Guarabira, além de representação de outras Dioceses.



Projeto de Formação para Educadores do Campo conclui mais uma etapa


Com muita alegria concluimos mais uma etapa do Projeto de Formação para educadores do Campo, projeto realizado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário-MDA  e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial desde o primeiro semestre de 2012. Nessa etapa fizemos uma jornada sobre Metodologias da Matemática e outra sobre Gestão Escolar a partir da demanda apresentada pelos professores. 

As duas jornadas foram avaliadas pelos educadores participantes do evento como as melhores temáticas discutidas até o momento e deixaram claro o desejo de participarem de novos encontros e projetos futuros com o SEDUP.