quinta-feira, 29 de julho de 2010
O Movimento Popular de Saúde e o SUS
O vídeo Movimento Popular de Saúde e o SUS faz parte do documentário Políticas de Saúde no Brasil e conta a história do movimento popular na construção da política de saúde no Brasil. A narrativa do vídeo mostra como o movimento popular evoluiu e passou a ser considerado, as partir da Constituição Federal de 1988, um direito do cidadão e um dever do estado.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Chamada de projetos para acesso ao Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens
Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens ATORES/Kellogg
O Conselho Juvenil do Projeto ATORES, reunido no município de Guarabira, no mês de junho do ano de 2010, RESOLVE:
1. lançar e tornar público o PRESENTE EDITAL, de convocação a grupos juvenis, situados nos municípios de Bayeux, Sapé, Guarabira, Araçagi e Pilões, território de atuação do ATORES, para apresentação de propostas de pequenos projetos sociais em conformidade com as disposições do presente EDITAL;
2. o Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens ATORES/Kellogg é constituído de recursos provenientes da Fundação W.K. Kellogg, instituição parceira do ATORES – Articulação de Organizações em Educação e Economia Solidária, composto pelo Instituto CIDADES; SEDUP; SIMTRICOM; Projeto Beira da Linha e ADS-CUT, tendo como objetivos: promover o desenvolvimento local, sustentável, solidário e endógeno das comunidades e de seus jovens, favorecendo o e empoderamento dos grupos trabalhados e o protagonismo juvenil;
3. o Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens ATORES/Kellogg apoiará projetos até o valor máximo de R$ 3.000,00 (Três mil reais). Projetos com valores superiores a esse valor serão analisados, mas devem apresentar como pretendem garantir os valores superiores ao apoio recebido pelo Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens ATORES/Kellogg;
4. o período para apresentação de proposta e negociação dos financiamentos, em sua primeira etapa, será de 16 de julho de
5. as propostas de projetos e pedidos de informações deverão ser encaminhadas por correios ou pessoalmente à sede do SEDUP – Serviço de Educação Popular, situado à Praça Monsenhor Walfredo Leal, 74 – Centro, CEP 58200 000, Guarabira, Paraíba; endereço eletrônico seduppb@uol.com.br e fone (83) 3271 1231 para confirmar recebimento;
6. outras informações e regras detalhadas sobre acessibilidade, vide o Termo de Referência do Fundo de Apoio a Projetos Juvenis, editado pelo Conselho Juvenil do Projeto ATORES. (pode ser solicitado por email)
Guarabira, 15 de julho de 2010
quinta-feira, 22 de julho de 2010
SEDUP apoia projeto de Grupo de Jovens
Guarabira receberá curso de Juristas Populares
SEDUP participa de evento da Misereor no Brasil
O objetivo da atividade foi trazer informações e esclarecimentos sobre as novas orientações da Misereor sobre como deverão ser no futuro as apresentações dos projetos, pelas organizações parceiras, para apoio financeiro. Orientações de como deverá ser a produção dos relatórios de projetos também foram discutidas e aprofundadas durante a atividade.
O objetivo da Misereor com essa atividade é levar informações que possam clarear dúvidas e, consequentemente, facilitar o trabalho dos movimentos sociais, das pastorais, dioceses, Comissões Pastorais de Terra e organizações não governamentais que recebem recursos da cooperação Alemã e que precisaram se adpatar a essas novas exigências.
As novas guias da Misereor é uma forma de padrozinar alguns elementos dos relatórios e projetos recebidos para análise, facilitando o trabalho do escritório no cumprimentos de seu trabalho de selecionar, apoiar e acompanhar os trabalhos sociais apoiadas pela organização na Alemanha, com recursos próprios e também recursos repassados pelo Governo Alemão.
O coordenador do SEDUP, Luciel Araújo de Oliveria, esteve presente ao evento, na cidade de Natal. A Misereor é uma das mais antigas e importantes apoiadoras da ação do SEDUP, durante muitos anos, em Guarabira e na região do brejo.
Conheça mais sobre a Misereor em http://www.misereor.de/
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Sedup realiza encontro em Pirpirituba
Em parceria com a organização Bom Samaritano, o Sedup realizou, na sexta-feira (16/07) o I encontro de entidades do meio popular e movimentos sociais de Pirpirituba onde estiveram reunidos representantes de organizações mapeadas a partir de uma atividade que realizamos no município. Além de apresentar as ações do Sedup e sua proposta de intervenção no município, os participantes do evento puderam discutir os avanços e os principais problemas enfrentados: como fragilidade na relação com o poder público e desarticulação dos movimentos para uma ação mais combativa.
A partir disso foi criada uma comissão municipal que realizará um diagnóstico da situação dos conselhos gestores de políticas públicas e das associações de moradores e rurais, bem como iniciar um processo de formação para a participação popular na gestão pública. A comissão estará se reunindo no dia 13 de agosto para dar continuidade a essas ações no município.
.
Capacitação para o Território sobre elaboração de projetos
Como parte do planejamento do Território do Piemonte da Borborema, foi realizada, no dia 13 de julho, pelo SEDUP, uma capacitação para elaboração de projetos. O objetivo da capacitação foi apresentar e discutir os passos a serem empreendidos para a elaboração de projetos sociais, compreendendo o contexto social e capacitando os representantes da sociedade civil e do poder público para essa atividade.
Para isso, foi apresentado o processo de confecção de projetos onde os participantes puderam debater e elaborar uma proposta de intervenção, tomando como referencia a os pontos apresentados como essenciais na construção dos projetos sociais.
.
Seminário discute a saúde de Guarabira
No último dia 9 de julho o Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira realizou o "I seminário municipal sobre saúde pública - saúde é direito de todos/as”. O evento aconteceu no sindicato dos trabalhadores rurais e contou com a participação de dezenas de entidades do município que debateram o tema da saúde a partir dos avanços e dificuldades vivenciados no município para efetivação dessa política.
A programação se estendeu por todo o dia com uma mesa redonda onde contamos com uma explanação, feita pelo Secretário de Saúde, José Carlos, do plano Municipal de Saúde de Guarabira; ainda tivemos a apresentação de um painel sobre a situação dos Postos de Saúde da Família (PSFs) feito por representantes do Fórum; e exposição sobre a importância da saúde pública, tendo em vista o atendimento à população carente através do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo diretor da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora da Luz, Geraldo Camilo. O Seminário encerrou com uma palestra sobre o SUS como política pública proferida pelo professor Doutor Eymard Mourão da Universidade Federal da Paraíba.
Após o debate sobre esses temas, um dos encaminhamentos tirados foi a manutenção e ampliação da comissão saúde do Fórum das Entidades, que pretende dar continuidade na fiscalização e formação sobre a saúde nas comunidades e entidades.
.