quarta-feira, 13 de maio de 2009

‘Cinema Adentro’ chega em Guarabira


O projeto promove oficinas e exibições de curtas paraibanos no interior do Estado. Com o objetivo de incentivar a prática e a reflexão cinematográfica a partir da produção de cinema paraibano fora do circuito da capital, a Associacão Brasileira de Documentarista - secção Paraíba (ABD-PB), está realizando, em municípios do interior da Paraíba, o projeto ‘Cinema Adentro’. Uma equipe de técnicos e cineastas paraibanos estão percorrendo 4 municípios realizando três dias de atividades audiovisuais centradas no cinema paraibano de curta-metragem.

Essa é a segunda versão do Projeto que, do mesmo modo que a primeira proposta, realiza três dias de atividades audiovisuais centradas com oficinas de realização cinematográfica ministradas por realizadores paraibanos, oficinas de cineclubismo e mostra, aberta ao grande público, com filmes curtos do cinema paraibano.

O "Cinema Adentro" conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e, em Guarabira, nos próximos dias 29, 30 e 31 de maio, estará sendo realizado em parceria com o SEDUP - Serviço de Educação Popular e Atores - Articulação de Organizações em Educação e Economia Solidária e contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarabira, através da Secretaria de Cultura. O projeto, este ano, foi dirigido, além de Guarabira, aos municípios de Catolé do Rocha, Soledade e Lucena.

Os filmes que serão exibidos nas três noites, no Teatro Geraldo Alverga, representam 4 décadas do cinema paraibano de todos os gêneros, passando por clássicos como ‘Aruanda’ e ‘Palácio do Riso’, até os mais recentes ‘O meio do mundo’, ‘O cão sedento’, 'A Canga'.

O objetivo do projeto ‘Cinema Adentro’ é estimular a formação do olhar e o pensamento crítico das populações das cidades visitadas a partir do universo regional apresentado nos filmes, fomentando assim o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural imaterial paraibano. Além disso, o projeto pretende criar bases para a implantação de um cineclube em cada uma das cidades, onde possa ser discutido o fazer audiovisual, a formação de realizadores e do público de forma continuada. As atividades são gratuitas.
. . . . . . . . . . . . . . . . .

Maiores Informações:
(83) 3271 1231
seduppb@uol.com.br
SEDUP - Praça Monsenhor Walfredo Leal, 74 – centro – Guarabira/PB
.
Ilustração (Shiko)

Nenhum comentário: