quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Grito dos Excluídos -2008


Assim como em 2006, o Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira participou do Grito dos Excluídos neste domingo, dia 21/09. Os participantes caminharam de Lougradoro à Caiçara lembrando as principais reivindicações dos movimentos sociais e os personagens que fizeram história na luta.

A presença da FCD ressaltou brilho desse momento afinal de contas este foi o dia nacional de luta da pessoa com deficiência e a entidade soube deixar seu recado apoiando esse evento.

Para marcar a participação neste ato político-religioso, levou a Campanha Ficha Limpa para o meio da multidão que juntamente com o Padre Jandeilson, de Casserengue, reforçou a importância de participar dessa campanha e de que o voto consciente seja uma declaração de compromisso e responsabilidade do eleitor.
O momento foi realmente emocionante. A Juventude estava presente em peso e o Sedup deixou seu recado lembrando que isto representa o fortalecimento e a renovação das lutas sociais e de que Igreja deve estar comprometida com esta mudança.

Reunião discute ações para o Fórum




O Fórum esteve reunido este última sexta-feira (19/09) para discutir a realização de ações para os próximos meses. Tendo em vista a agitação política dos últimos meses, momentos como este garante a unidade das ações e dos discursos.

Com a presença de sete entidades foram repassados todos os informes referentes a atividades realizadas por cada entidade.
Destacamos a realização do seminário da educação sobre o Fundeb e Piso Salarial que está sendo planejado em parceria com o Sindservm onde as demais entidades estarão envolvidas na mobilização e articulação para este evento.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Campanha envolve Juventude



Os jovens do grupo Plantando para Colher do Projeto Atores é mais um parceiro do Sedup na Campanha Ficha Limpa no município de Pilões.

O grupo tem divulgado para os grupos de jovens do Fórum de Juventude de Pilões, nas escolas públicas e privadas, e a população em geral a necessidade da participação nesta Campanha com a da assinatura no abaixo assinado e a discussão sobre o voto consciente.

Para o Sedup a parceria com este grupo fortalece e anima as ações educativas desta entidade na região, principalmente, porque se trata de um grupo jovens protagonizando sua história e participando de processos democráticos.

"Campanha eleitoral" esvazia a Câmara Municipal

Desde que voltaram do recesso de junho e julho os vereadores do município têm se dedicados intensamente as atividades da campanha política para os que pretendem se reeleger nessa eleições.

Enquanto isso a realização das sessões ordinárias está comprometida pela constante ausente dos vereadores nas sessões ordinárias que deveriam estar acontecendo nos dias estipulados pela acordo feito entre os mesmos que assegurava a realização das sessões apenas nas terças-feiras.

Um exemplo claro do descaso dos vereadores com a continuidade das atividades administrativas do município foi a não realização da Audiência Pública para discutir políticas públicas para o bairro de Nossa Senhora Aparecida sem falar no processo de ciclo orçamentário que não está acontecendo como o previsto pela Lei de Diretrizes Orçamentária.
Segundo o promotor Marinho Mendes esta atitude dos vereadores pode se caracterizar como improbidade administrativa e os mesmos podem ser condenados a devolver aos cofres públicos o dinheiro referente aos dias trabalhados.

Repudiamos em nomes das entidades do populares e movimentos sociais de Guarabira a conduta dos senhores vereadores que esvaziaram a câmara municipal durante este período.


Novo módulo de BrazilFoundation



O Sedup realizou no dia 29 de agosto, na sede do PETI em Pilões, o VI Môdulo do curso de formação de professores em metodologias de ensino, do projeto de Formação para Professores de Escolas Rurais: Fortalecendo a Educação do Campo.

Tratou-se de uma oficina de Alfabetização e letramento, cujo objetivo foi promover a alfabetização de forma contextualizada e em formato de oficina. Foram trabalhados conteúdos da realidade do campo (zona rural). e confeccionado alguns materiais auxiliares no processo de alfabetização dos alunos.

Participaram da oficina 34 professores (as) que avaliaram como muito proveitosa este módulo da capacitação.

sábado, 6 de setembro de 2008

Mac no "Atuação"


O programa Atuação desta última sexta- feira, dia 05/09, contou com a participação dos jovens do Movimento de Adolescentes e Crianças- Mac, contaram a história do movimento a partir de suas experiências

Luciana, Jojó e Márcia Alves deram um verdadeiro show na hora de falar do movimento enquanto um espaço que promove o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens.

Deram informações sobre a organização, o envolvimento dos jovens em espaços externos e socializaram as principais ações do movimento em Guarabira. Manda um recado importante para os pais, reponsáveis, adultos: "ouçam o que as crianças têm a lhes dizer".
.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Lançamento do Comitê 9840

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Neste dia 04 de setembro foi inaugurado o Comitê 9840 como parte das ações da Campanha Ficha Limpa promovida pelo Sedup e apoiada pelo Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira.

Com a participação de 12 entidades populares de Guarabira, o Comitê pretende desenvolver ações voltadas para o comprimento das diretrizes e normas da Lei 9.840, garantindo o debate sobe esta lei e a fiscalização das medidas adotadas para seu efetivo funcionamento.

Além da assinatura de um documento formalizando a criação do Comitê, as entidades puderam assistir a apresentações artísticas e culturais do grupo Terra Molhada formado por crianças do Mac- Movimento de Adolescentes e Crianças, e o grupo de Capoeira Angola Palmares.
. . .

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Asscobane apoia Campanha


No último dia 29 a Associação dos Moradores do Bairro do Nordeste I (Asscobane I) realizou em sua assembléia ordinária um momento para coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa.

Para informar sobre a importância de participar das pessoas nessa campanha, o Sedup fez uma fala esclarecendo e discutindo a história da Lei 9.840, a importância do voto consciente e a responsabilidade de cada um em fazer as mudanças acontecerem.

Além disso o presidente da entidade teve um papel muito importante na mobilização dos moradores do bairro e na discussão sobre a participação na campanha.

.

Campanha na Praça











Além das constantes participações nos programas de rádio locais, a barraca na praça para coletar as assinaturas está sendo uma das principais ações da Campanha Ficha Limpa.

O Sedup junto com as entidades do Fórum se revesam numa verdadeira campanha para garantir a divulgação e mobilização da população.

E já nesta quinta-feira dia 04 será inaugurado o comitê local da campanha onde estão sendo esperadas as entidades e instituições do município para formação deste comitê.
.

Parceria discute Educação no município


Sedup e sindservm deram o ponta pé inicial no último dia 22/08 para discutir temas da Educação como recursos do Fundeb e a Lei do Piso salarial para os professores.
Além de representantes das duas entidades a reunião contou ainda com a presença de representantes das creches do município para somar na organização do evento que pretende ter uma repercussão regional

Para discutir estes temas serão convidados o deputado federal Iran Barbosa e o Profº Drº Luiz Junior da UFPB.

A previsão é que na próxima sexta-feira dia 05/09 às 8h30 aconteça uma outra reunião na sede do sindservm para encaminhar as ações para promoção desse evento.