sexta-feira, 24 de abril de 2015

Representantes do Fórum dos Assentados e Assentadas se reúnem com Secretarias Estaduais de Segurança Pública e da Mulher



A comissão do Fórum dos Assentados e Assentadas dos municípios de Areia, Pilões, Serraria e Remígio, no estado da Paraíba, há anos luta por melhorias em busca de mais qualidade de vida no campo.  Na quarta-feira, 23 de abril de 2015, a comissão e alguns moradores dos 12 assentamentos que o Fórum representa se reuniram com o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEDS), Cláudio Lima, e a Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Gilberta Soares, para reafirmar os compromissos acordados em carta assinada no Seminário “Por Mais Segurança no Campo”, realizado pelo Serviço de Educação Popular, em novembro do ano passado, na cidade de Pilões.

Nesta carta compromisso estão reunidas as principais demandas levantadas em diálogo com as gestões públicas dos municípios de Areia, Pilões, Serraria e Remígio para garantir, de fato, o direito constitucional à segurança para a população nos assentamentos rurais. Dentre as demandas urgentes estão: implantação da patrulha rural; reforço a infraestrutura das delegacias com criação de termo de cooperação entre Estado e municípios em colaboração mútua para manutenção e qualidade dos equipamentos e trabalho da polícia; formação continuada e de reciclagem para profissionais da segurança, inclusive sobre gênero e violência doméstica contra as mulheres.

A carta reforça, ainda, demandas específicas à SEMDH para enfrentamento às diversas formas de violência contra à mulher no e do campo: elaboração de uma agenda para Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas nos doze assentamentos; realização de campanhas educativas nos assentamentos; criação de organismos e mecanismos de políticas públicas para mulheres nos quatro municípios, garantidos, desde já, no orçamento público, a exemplo de Centros de Referência da Mulher.

“Cerca de 70% dos moradores dos assentamentos Cajazeiras deslocaram para a cidade por causa dos altos índices de roubos e porque a violência cresceu demais. Temos que ver algo sobre essa situação, porque ir para a cidade não resolve. Muitos não conseguem se manter na cidade devido alto custo de vida”, ressaltou seu João Paulo, morador do Assentamento Cajazeiras, durante reunião com os secretários.

Como resultado da reunião, será realizado no próximo dia seis de maio, a reinauguração da delegacia de Serraria, após uma reforma também solicitada pelo Fórum ano passado. Representantes da comissão do Fórum estarão presentes, junto aos moradores dos assentamentos, no evento e na reunião com o poder público. Outro encaminhamento foi o agendamento, em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária (INCRA), da Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres no dia 13 de maio, em Pilões, e no dia 27 de julho, durante a festa do mês do agricultor familiar, em Serraria.

Fórum dos Assentados e Assentadas

O Fórum foi criado em 21 de julho de 2002 com intuito de ser um espaço de formação, informação e fortalecimento das lutas em 12 projetos de assentamentos: Socorro, União, Esperança, Emanuel Joaquim, São Francisco, Veneza, Redenção, Santa Maria, Tabocal, Cajazeiras, Campo Verde e Oziel Pereira, nos municípios de Areia, Pilões, Serraria e Remígio.