quarta-feira, 14 de abril de 2010
Política de Saúde é pauta do Fórum Cidade
A população de Guarabira vem enfrentando problemas graves com relação a política pública de saúde. A falta de médicos, número reduzido de atendimentos, falta de medicamentos e equipamentos, falta de estrutura adequada para o atendimento com qualidade nos postos e hospitais, entre outros, Recentemente o município foi pego de surpresa com a notícia do possível fechamento de dois postos de atendimento, sendo um deles voltado ao atendimento de criança. Além disso, o atendimento neste hospital também é feito a vários municípios da região.
Consequentemente, o tema da saúde ganha espaço junto à sociedade civil organizada que através de uma articulação e do diálogo com o poder público busca soluções para este problema. Por isso, as organizações do Fórum estão discutindo a realização de um grande evento que está previsto para acontecer no mês de maio que pretende tornar pública esta preocupação, mobilizando a sociedade para discutir os problemas da saúde pública no município. Um exemplo de como esta ação pode render resultados positivos, foi o atendimento feito à solicitação da Asscobane I (Associação do Bairro do Nordeste), em parceria com as entidades do Fórum, para a imediata contratação de médico para o posto do PSF do bairro.
Jovens de Pilões discutem Gênero
Uma das últimas atividades realizadas pelo Sedup para comemorar o mês da mulher foi uma roda de diálogo com os jovens do Fórum de Juventude do município de Pilões. O evento contou com participação de jovens de comunidades rurais e da cidade que conheceram a história do dia 8 de março e debateram relações de gênero e violência contra mulher. Os jovens se comprometeram a dar continuidade a esta ação levando essa discussão aos grupos e as escolas do município como forma de manter esta discussão viva durante este ano quando são comemorados 100 anos de instituição do dia 8 de março.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Votação do Projeto Ficha Limpa adiada para maio
Há quase seis meses da entrega do projeto de iniciativa popular da Ficha Limpa no Congresso Nacional, a promessa de votação do substitutivo do PLP 518/09, no dia 07/04, na Câmara dos Deputados, acabou sendo adiada para maio. A tentativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) de conseguir a aprovação de requerimento de urgência para que a proposta fosse votada ainda na quarta-feira (07) não evitou que o projeto sofresse emendas de partidos e fosse enviado para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa (CCJ).
A partir de agora a luta do MCCE e dos mais de 1,6 milhões de assinantes do projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos continuará na CCJ da Câmara dos Deputados. Para o Movimento, como foi dito em nota publicada ontem (07), foi uma surpresa a decisão de nem se chegar a iniciar a votação do substitutivo do PLP 518/09, projeto da Ficha Limpa. A nova proposta é que o projeto fique na CCJ até o dia 29/04 e retorne para votação na primeira semana de maio. Caso até o final de abril a análise não tenha se encerrado na Comissão, o projeto voltaria de qualquer forma para ser votado em regime de urgência no Plenário.
O esforço para aprovação da proposta continua em todo o Brasil, com mobilizações e com a volta da coleta de assinaturas nos estados. A meta é chegar agora a 2 milhões de assinaturas que serão entregues novamente na Câmara.
Com o envio do projeto emendado para a Comissão, o espaço da Sessão Extraordinária da Câmara do dia 07/04, acabou sendo destinado ao debate sobre a Ficha Limpa com a palavra aberta aos deputados. Dos 30 deputados que se pronunciaram, apenas quatro se mostraram contrários ao projeto.
Fonte: Assessoria de Comunicação SE-MCCE